Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), antiga Fatma, estariam trabalhando em “estado de greve”. De acordo com um servidor que pediu para não se identificar por medo de represália, para quem busca licenciamento, principalmente para a abertura de empresas e empreendimentos, estão recebendo a orientação de que as demandas somente serão atendidas se houver determinação do Ministério Público, ou uma decisão judicial.

A informação é de que em algumas regiões já teve início a chamada mobilização branca, até que o Governo do Estado aceite conversar com os servidores sobre o pedido de aumento salarial que está sendo feito.

Procurei o presidente do IMA, coronel Valdez Venâncio, porém, não me atendeu. Vale dizer que o Instituto está sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Lucas Esmeraldino. A mesma fonte avisa que é uma questão de tempo para que outros setores comecem a pressionar o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), para que aceite ir à mesa de negociação para falar sobre aumento e reposição salarial.

Vale destacar que Moisés terá que mudar a sua atitude e abrir o diálogo com várias categorias. Os professores também pedem pelo menos, a reposição dos salários de acordo com a inflação, enquanto que a Associação dos Praças deu um prazo até janeiro, mesmo assim, já dará uma demonstração de sua insatisfação na próxima sexta-feira (20), quando prometem se mobilizar em frente ao Centro Administrativo. O próximo ano será delicado para Moisés que poderá enfrentar a sua primeira grande crise.

 

Eli com deputados

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, conversa hoje às 10h30 na Assembleia Legislativa, com os deputados integrantes da Comissão de Finanças. A reunião será no gabinete do ainda líder do governo, Maurício Eskudlark (PL). Eli vai tirar as dúvidas dos parlamentares a respeito do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

Harada cotada à majoritária

A delegada regional de Joinville, Tânia Harada, é o nome dos sonhos do governador, Carlos Moisés da Silva e do deputado federal, Fábio Schiochet, para ser a candidata do PSL a prefeita da capital do Norte do estado. Segundo uma fonte, Tânia poderia disputar na cabeça de chapa, ou até mesmo poderia ser a vice numa composição com o MDB, que tem como pré-candidato, o deputado Fernando Krelling. Liguei para a delegada que primeiramente disse que não confirma e nem nega, mas depois completou que não está nos seus planos disputar. “Quero seguir a minha trajetória na segurança pública”, afirmou.

 

Nome forte

Mesmo se negando a responder a respeito de uma possível filiação ao PSL e, sobre uma candidatura à Prefeitura de Joinville, a delegada regional Tânia Harada, aparece como um nome que tem grande aceitação na sociedade joinvilense devido aos resultados de seu trabalho à frente da segurança pública regional. Tânia conquistou o respeito da população, das entidades empresariais e de lideranças políticas, o que faz com que tenha sido procurada por outros partidos também. Se entrar no cenário o que não está descartado, anotem aí, Tânia aparece como uma outsider de peso na eleição.

  

Daux incentivado

Se depender das lideranças do MDB com mandato em Brasília, o vereador Rafael Daux será o candidato a prefeito de Florianópolis, não o vice do PSL, como deseja o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Novas conversas devem acontecer nas próximas semanas.

 

As caras do Podemos

O Podemos realiza um evento de filiações no próximo sábado (21), às 11h no Hotel Oceano em Florianópolis. Já confirmaram presença a presidente nacional do partido, a deputada Renata Abreu, além dos senadores Romário Farias e Álvaro Dias. Porém, as grandes atrações devem ser os prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt, e de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira. Liguei para o presidente estadual do Podemos, Waldemar Bornhausen, que não confirmou a informação. Disse que somente serão conhecidos os novos filiados no sábado. Quanto ao convite feito aos deputados estaduais, Nazareno Martins e Laércio Schuster, ele confirmou, mas não disse se os parlamentares tem o desejo de se filiar.

 

Hildebrandt e Fabrício

Mário Hildebrandt

Mesmo com o presidente estadual do Podemos, Waldemar Bornhausen, negando, fontes afirmam que os prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt, e de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, estão praticamente acertados com o Podemos. Lideranças do interior do estado também são esperadas para se filiar, além de Paulinho Bornhausen, que simbolicamente assinará a ficha, sendo que é ele ao lado de Waldemar quem comandará o partido. Conversei com o prefeito Fabrício sobre o assunto. Ele negou que esteja encaminhado o acerto com o partido. O PSD também deseja filiar o prefeito da Dubai catarinense.

Fabrício de Oliveira

 

Mudança em Blumenau

O jornalista Arnaldo Zimmermann, ex-vereador de Blumenau e que fez 11 mil votos na eleição passada à Prefeitura, ou seja, 6% dos votos, assinou ontem a sua desfiliação do PCdoB. O fato é que Arnaldo é pré-candidato a prefeito de Blumenau e está em conversas avançadas com o PSB, devendo até janeiro assinar a ficha no partido. Ele pede cautela, me disse que está ainda conversando, mas revelou que no início do ano irá a Brasília acompanhado do presidente estadual pessebista, Adir Gentil, para conversar com a direção nacional. Arnaldo também tem se reunido com o que chamou de grupos de apoio, para falar sobre o seu projeto político.

 

Delação do Nappi

Há alguns meses o SCemPauta divulgou com exclusividade que o ex-secretário de Estado da Administração, Nelson Nappi Júnior, ainda preso no âmbito da Operação Alcatraz, estaria negociando uma delação premiada. De fato, para tentar ser libertado teve início uma negociação, porém, houve o entendimento de que Nappi não teria as tais informações consistentes que haviam sido prometidas e, após, os próprios advogados não concordaram com a delação. No final de semana começou a circular um print nas redes sociais, da informação divulgada há alguns meses, o que gerou expectativa em lideranças que entraram em contato para saber a veracidade. A informação à época foi totalmente verdadeira, porém, o que está circulando agora, é apenas uma notícia requentada.

 

Bertol nega

Um dos principais advogados do estado, Marlon Bertol, que trabalha na defesa de Nelson Nappi Júnior, junto a um escritório de advocacia, entrou com mais um pedido de Habeas Corpus. A informação é de que Nappi segue preso como forma de fazê-lo falar, porém, ele e seus advogados negam que haja qualquer informação que acrescente algo, aliás, os investigadores já chegaram a essa conclusão quando negaram a delação.

 

Acusando Merisio

Lideranças têm acusado o ex-deputado estadual, Gelson Merisio (PSDB), de querer tumultuar o processo eleitoral em Chapecó. A informação é de que Merisio estaria interessado em dividir a centro-direita, apoiando um candidato para tentar atrapalhar o projeto de João Rodrigues (PSD).

Indique a assinatura do SCemPauta Plus aos seus amigos e familiares. Ajude-os a ter acesso as principais informações sobre os bastidores da política catarinense.