A competitividade de Santa Catarina tem caído, situação que também afeta a relação do setor empresarial com Carlos Moisés da Silva (PSL), pois isso é fruto da insegurança. Durante esta semana foi divulgado via WhatsApp e no perfil do governador, alguns dados sobre os 10 primeiros meses de mandato. Vou abordar somente um item.

Na publicação feita por Moisés, o nível de competitividade do Estado é de 74,4 pontos em uma escala de zero a 100. Se compararmos com os dois anos anteriores, veremos que o índice está baixando. Em 2017 Santa Catarina somou 77,2 pontos, enquanto que na edição do ano passado chegou aos 76,6 pontos, culminando nos 74,4 de agora.

Com a queda da competitividade, a confiança também cai e isso se explica nas ações tomadas por Moisés, como, por exemplo, querer taxar os defensivos e retirar as isenções para outros setores. Mais do que as decisões erradas, também temos a falta de ações que incentivem o setor produtivo a investir num Estado, onde se o setor público não atrapalha, o setor produtivo faz a sua parte.

 

Atraso nas emendas

O Governo do Estado pediu um prazo de 90 dias para pagar as emendas impositivas aos deputados estaduais, que já definiram a destinação dos valores. As emendas são do ano passado e o pagamento deve ser feito até o final deste mês, porém, o governo só conseguirá no prazo que pediu. O problema não é dinheiro, é gestão!

 

Outras falhas

Conforme o SCemPauta já divulgou, várias escolas estaduais estão precisando de obras, porém, as melhorias não foram feitas devido à falta de engenheiros. Será que não dava para contratar uma empresa de engenharia para realizar as obras?

 

Distância de Loureiro

Pessoas próximas ao governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), relatam que ele não é muito simpático ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). Moisés não tem atendido aos pedidos de audiência e até mesmo as fotos de eventos em que Loureiro aparece, há uma orientação para que sejam cortadas. Moisés quer ser o cabo eleitoral da dupla, coronel Araújo Gomes e Rafael Daux (MDB), em uma campanha que será de críticas a atual gestão da capital.

 

Costa fica em Brasília

Nome cotado para disputar a Prefeitura de Florianópolis, o deputado federal Hélio Costa (Republicanos) quer ficar em Brasília, pois como foi o mais votado, entende que tem sido adotado pelos municípios que não tem representantes na Câmara Federal. A política é dinâmica, quase que como as nuvens, mas hoje Hélio está realmente fora da eleição e o seu partido com Gean Loureiro (DEM), conforme o SCemPauta informou em primeira mão.

 

Zimmermann em Blumenau

O comunicador Arnaldo Zimmermann deve disputar a Prefeitura de Blumenau.  Atualmente filiado ao PCdoB, ele está acertando a sua ida para o PSB para ser o candidato do partido.

 

De olho em Carminatti

Luciane ontem no aeroporto antes de voltar a Chapecó

Parece que o resultado da pesquisa divulgada pelo SCemPauta sobre o cenário de Chapecó, mexeu com os bastidores. Lideranças estaduais do PSB querem conversar com a deputada estadual, Luciane Carminatti (PT). A ideia é convidá-la a disputar a prefeitura pelo partido.

 

Eskudlark de saída

Na próxima semana o deputado estadual, Maurício Eskudlark (PL), entregará a liderança do governo na Assembleia Legislativa. Uma fonte ligada ao parlamentar, adiantou que será lida uma carta de agradecimento ao governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), além de fazer uma análise de sua atuação como líder. O nome dado como certo para assumir a liderança, é o de Luiz Fernando Vampiro (MDB), mas Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT) também não está descartada.

 

Schiochet quer candidato em Joinville

O deputado federal Darci de Matos (PSD), jantou nesta semana no apartamento funcional do deputado federal, Fábio Schiochet (PSL) em Brasília, quando conversaram sobre às eleições à Prefeitura de Joinville. Schiochet disse a Matos que o PSL terá candidato a prefeito de Joinville. Se essa fala se confirmar, onde fica o acordo entre Udo Döhler (MDB) e o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), para uma aliança pró-Fernando Krelling?

 

Jorginho e Estevão

O senador Jorginho Mello (PL) se aproximou muito do deputado estadual, Felipe Estevão (PSL). O desejo do senador é de que Estevão se filie ao seu partido.

 

Reconhecimento

Tiago Silva Mussi tem organizado o Procon estadual. Ele que já coordenou o órgão em Florianópolis, tem a missão agora de regionalizar o acesso das pessoas de vários municípios, não só os maiores. Essa mudança revolucionará o trabalho de defesa do consumidor.

 

Elson é o nome do PSOL

O PSOL definiu a pré-candidatura do professor Elson Pereira à Prefeitura da Capital. A decisão ocorreu durante uma plenária do partido, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem). O nome do professor Elson foi aprovado por unanimidade, conforme já havia sido adiantado pelo SCemPauta, que divulgou que a possibilidade de Elson ser o candidato de uma grande frente de esquerda é grande. O pré-candidato do PSOL também criticou os potenciais adversários nas eleições do ano que vem. “Todos eles representam diferentes gradações de um mesmo projeto, que não tem a menor preocupação em mudar o status quo”, avaliou.

 

Esquerda em Florianópolis

Maneca é uma das principais lideranças do PDT

Ontem encontrei no Shopping Beira-Mar em Florianópolis o presidente estadual do PDT, o ex-ministro do Trabalho, Manoel Dias. Se recuperando de um problema de saúde, Maneca participa hoje a tarde de uma reunião entre partidos de esquerda para discutir um projeto para a eleição à Prefeitura da capital. O encontro que acontece na Câmara Municipal, terá representantes do PDT, PCdoB, PT, PSOL, PV e Partido Comunista. Maneca informou que entre os dias 15 e 20 e janeiro, Ciro Gomes estará em Florianópolis para filiar o reitor da Furb, João Natel Pollonio Machado, que será o candidato do PDT a prefeito de Blumenau.

 

Animado

Se recuperando de duas cirurgias no tornozelo após ter sofrido um acidente em Lages, o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), está animado. Na próxima semana ele faz um balanço do ano no parlamento. Em um jantar de fim de ano nesta semana, foram muitos os elogios de parlamentares a condução  que Garcia tem dado à Alesc.