Destaque do Dia

Após a repercussão negativa causada pelo anúncio de que estaria suspenso o curso de formação dos 500 alunos soldados da Polícia Militar e 35 oficiais da PM, o Governo do Estado recuou da decisão e marcou para o próximo dia 6 de janeiro a chamada dos aprovados no concurso.

O anúncio foi realizado após análise da Secretaria da Fazenda, sobre o impacto financeiro da decisão para o exercício de 2020. Segundo o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), está sendo cumprido o compromisso de fortalecer a segurança pública.

Moisés considerou que o impacto do chamamento será positivo, porque, além da tecnologia, é preciso ter policiais perto dos cidadãos, incluindo nos bairros e nas comunidades. “Neste ano, já chamamos mais bombeiros, policiais civis, delegados de polícia, peritos do Instituto Geral de Perícias, fizemos concurso para agentes prisionais e o mais importante, é que estamos fazendo tudo de forma muito responsável”, explica o governador.

 

CPI da Chape

 

O senador Dário Berger (MDB) foi eleito ontem por unanimidade, como vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Chapecoense. A CPI será presidida pelo senador, Jorginho Mello (PL), tendo como relator, o senador Izalci Lucas (PSDB). A comissão será composta por 11 membros titulares e 7 suplentes. Os senadores serão os responsáveis por apurar, no prazo de 180 dias, a situação dos familiares dos mortos na queda do avião que transportava jogadores, comissão técnica, diretoria da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas e convidados. O grupo também deverá investigar e identificar o motivo de os familiares ainda não terem recebido as devidas indenizações pelas 71 pessoas mortas no acidente.

 

Fortalecimento contra o câncer

O deputado estadual, Altair Silva (Progressistas), apresentou uma emenda aditiva a um projeto de lei para permitir a venda de um sorvete especial nas farmácias de Santa Catarina. A ideia é de oportunizar a quem enfrenta o câncer e que enfrente a quimioterapia, que tenham um suplemento para superar a dificuldade para se alimentar, devido aos efeitos colaterais. A sobremesa foi desenvolvida por pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e ajuda a driblar os enjoos. “É um sorvete que alivia e ainda funciona como suplemento, atendendo todas as necessidades nutricionais dos pacientes. Dos relatos que recebemos, os alimentos gelados estão entre os preferidos por quem passa pela quimioterapia”, comentou Altair.

 

Colombo em Campos Novos

O ex-governador Raimundo Colombo participou ontem a noite de um encontro do PSD de Campos Novos. Mais de 500 pessoas lotaram o salão do Clube 7 de Setembro. Na abertura do ato, foi apresentado um vídeo com o conjunto de obras realizadas pelo prefeito Sílvio Zancanaro e pelo vice Gilmar Marco Pereira. Vice-presidente nacional do PSD, Colombo elogiou o trabalho que Zancanaro e Pereira estão realizando em Campos Novos.

 

Policiais Civis e a Previdência

Policiais civis estão fazendo um corpo a corpo com os deputados estaduais, para discutir a Reforma da Previdência. Liderados pelos presidentes da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), Rodrigo Bortolini, e do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Elmar Osório, além de outro profissionais. Eles fizeram questão de negar qualquer conflito com a Polícia Militar e os Bombeiros. Segundo os policiais civis eles apenas defendem que o tratamento seja de igualdade, principalmente pelo fato das categorias atuarem em conjunto em muitas operações, o que fez com que a criminalidade caísse no estado. É justo, dar atenção a essa pauta.

 

Na coluna exclusiva dos assinantes

 

– A reunião que discutiu a situação das BRs-163 e 282 no Oeste;

 

– Borba admite déficit nas contas do Estado, conforme o SCemPauta já havia adiantado;

 

– Anunciado o pagamento do 13º;

 

– Jorginho Mello na Aliança pelo Brasil;

 

– PL pode ter chapa pura em Criciúma;

 

– Krelling conversa com Borba sobre Joinville;

 

– Naatz e Alba disputarão a paternidade do apoio a Bolsonaro;

 

– João Cobalchini quer uma vaga na Câmara

 

– Governo se manifesta sobre os gastos com o helicóptero;

Assine o SCemPauta Plus, com muito mais informações durante o dia, podcasts e muito mais. As informações exclusivas e de grande impacto serão exclusivas para assinantes. Assine agora por apenas R$ 10 Reais mensais, assinatura anual.