A briga entre os deputados estaduais, Ana Paula da Silva (PDT) e Ivan Naatz (PV), teve mais um capítulo no dia de ontem na Assembleia Legislativa. A parlamentar chegou a consultar a possibilidade de entrar com um requerimento pedindo a retirada de Naatz da Comissão de Constituição e Justiça.

A parlamentar alegou que Naatz, em litigio com o PV, foi suspenso das atividades partidárias, por isso, não poderia participar da CCJ, porém, foi orientada a não apresentar o pedido, já que Naatz conseguiu na justiça reverter a suspensão.

Esse é só mais uma capítulo envolvendo a questão da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), Naatz é autor de um projeto que extingue a cobrança que hoje é feita nos municípios de Bombinhas, onde Paulinha era prefeita, e Governador Celso Ramos onde o prefeito, Juliano Duarte (PSB) também trocou farpas com o parlamentar.

Além disso, discussões, envolvimento em acusação de racismo contra Naatz e até mesmo a troca de lugar no plenário, já que Paulinha não quer mais sentar ao lado de seu desafeto, foram os capítulos de uma disputa que já ultrapassa os limites da divergência.

Conversei com os deputados e segundo Naatz, Paulinha tem lhe feito ataques pessoas, assim como o prefeito de Bombinhas, Paulo Müller (PTB), que entrou com um pedido de cassação do mandato de Naatz, além de uma reclamação na OAB. “O que estou fazendo que perturba tanto a Prefeitura de Bombinhas, a deputada e o prefeito?”, questiona Naatz.

O deputado também afirma que uma das motivações para a celeuma é o fato da associação da qual faz parte, ter conseguido através do judiciário que a Prefeitura de Bombinhas preste contas em 30 dias, do uso do dinheiro arrecadado com a taxa.

 

Paulinha nega

A deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), me disse que chegou a avaliar a possibilidade de pedir o afastamento de Ivan Naatz (PV) da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, porém, como foi informada que ele reverteu a suspensão imposta pelo PV, não levou o pedido adiante. Para a parlamentar é legitima a contestação de Naatz em relação a Taxa de Proteção Ambiental (TPA), porém, ela critica a postura do deputado o qual, segundo ela, é irresponsável ao fazer uma série de críticas as quais considera maldosas. “O Ivan tem essa mania de se fazer de bom moço. Ele não é má pessoa, mas não para pra pensar antes de falar. Quanto a associação que é dele e da família dele, o que não poderia como deputado”, disse.

 

STF aprova a TPA

A deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), disse ainda que o deputado João Amin (Progressistas), levou quatro meses para fazer o relatório do projeto de autoria de Ivan Naatz (PV), que estabelece o fim da cobrança da Taxa de Proteção Ambiental (TPA). “Não é uma crítica ao João, mas o STF decidiu por cinco a zero pela constitucionalidade da cobrança e pela independência dos municípios na questão”, disse Paulinha.

 

Schiochet

O deputado federal, Fábio Schiochet (PSL), vai indicar o próximo presidente do Porto de Itajaí. O nome ainda não foi ventilado, mas demonstra a força que o parlamentar tem junto ao governo de Carlos Moisés da Silva (PSL), que rifa os espaços para os seus aliados.

 

Beckhauser à majoritária

Um grupo trabalha junto ao secretário de Esportes de Blumenau, Egídio Beckhauser, para que aceite participar de um projeto visando a Prefeitura. O nome escolhido pelo grupo seria o do próprio Beckhauser que ainda não é filiado a nenhum partido. O assunto tem sido discutido em reuniões discretas em Florianópolis.

 

Fachini

O vereador de Joinville, Rodrigo Fachini, protocolou ontem uma ação declaratória de justa causa pedindo a desfiliação do MDB. Há tempos a relação de Fachini não é boa com o governo do prefeito, Udo Döhler (MDB), tanto, que foi proibido pela bancada de se pronunciar no plenário da Câmara em nome do partido. Fachini quer deixar o partido e apresentou alguns documentos os quais, segundo ele, comprovam a perseguição que tem sofrido do MDB. Fachini tem usado o espaço de outros partidos na Câmara, a exemplo do PSB, portanto, Fachini aguarda a liberação. A informação é de que ele estaria muito próximo ao Partido Liberal do senador, Jorginho Mello, aliás, o advogado do vereador é Filipe Mello, filho do líder do PL.

 

Governo contra Governo

O Executivo estadual pediu a disposição de servidores entre órgãos, a exemplo da Cidasc e da Epagri, porém, não houve a concordância, as presidências negaram o pedido e informaram que não vão liberar servidores para outros cargos, enquanto que o Governo do Estado não fizer um concurso e conceder aumento salarial.

 

Dário contra Gean

Que o senador Dário Berger (MDB) está cada vez mais afastado do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), isso está claro, tanto que ele admite apoiar o deputado Hélio Costa (Republicanos), o coronel Araújo Gomes e até mesmo a possibilidade de apoiar a deputada, Ângela Amin (Progressistas).

 

Clésio, o nome

Há quem afirme categoricamente que o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, se tornará o candidato natural do PSDB ao Governo do Estado em 2022, caso seja reeleito no próximo ano. Pelo visto os tucanos passarão por uma disputa por espaço, sem espaço garantido.

 

Sem outsider em Chapecó

A pesquisa divulgada pelo SCemPauta sobre os possíveis pré-candidatos à Prefeitura de Chapecó, já teve os seus primeiros efeitos. Nomes da classe empresarial que poderiam aparecer como outsiders para tentar gerar um fato novo na política da capital do Oeste, já começam a se recolher. A polarização entre João Rodrigues (PSD) e Luciane Carminatti (PT), além do bom desempenho do vereador, Cleiton Fossá (MDB), gerou um certo afunilamento.

 

Gastos de Esmeraldino

Chamou a atenção os gastos com diárias do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, no mês de novembro. Foram ao todo R$ 10.060,65, sob a justificativa de que foram para reuniões. Ao todo a secretaria teve um gasto em 30 dias, de R$ 27, 175 mil.