Uma fonte ligada ao Governo do Estado respondeu a uma dúvida que tenho levantado há algum tempo. Será que haverá dinheiro para custear as obras anunciadas pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL)? A pessoa com quem conversei afirma que terá.

O relato é de que o Centro de Eventos de Blumenau será custeado com recursos próprios, já a recuperação da SC-283 entre Chapecó e Mondai ainda necessita da elaboração do projeto, mas quando for concluído, o dinheiro deve ser buscado via operações de crédito já aprovadas pela Assembleia Legislativa. “A demanda por rodovias estão sendo através das associações de municípios que definem as prioridades de cada região”, relatou.

Quanto a ligação entre a SC-283 e a BR-282 em Chapecó, ainda não tive a resposta, porém, a fonte relatou que áreas como Educação e Saúde devem receber investimentos com recursos já disponíveis dentro dos limites constitucionais. Por sua vez, a Serra Dona Francisca não deve entrar nos planos do governo, apenas a manutenção está prevista.

Os anúncios de Moisés pegaram integrantes do Governo de surpresa, pois acreditavam que seria por operação de crédito, mas há uma definição de governo que somente a Infraestrutura será através de empréstimo, já as demais áreas serão com recursos próprios.

Segundo a fonte, o governador tem contido gastos e segue fazendo caixa, para que no próximo ano sejam iniciadas obras em várias regiões do estado, o que ajudará na opinião de integrantes do Governo, a influenciar nas eleições municipais.

Um ponto para o governador é que fechará o ano praticamente quitando a dívida de R$ 800 milhões deixada pelo governo passado, além de quase triplicar os recursos do artigo 170 para as bolsas de estudo para as faculdades. Se por um lado esses são pontos que podem ser tornar positivos para o governo, por outro lado, ele segue o caminho contrário politicamente e já começa a sentir a reprovação da militância pesselista, devido ao seu desalinhamento em relação ao presidente, Jair Bolsonaro (PSL).

 

Troca de secretários

Pelo menos quatro secretários de Estado devem ser trocados pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL). Ainda não há data para que as trocas aconteçam. Nomes a exemplo do secretário de Estado da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, e do secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler estão entre os exoneráveis. Lucas Esmeraldino deve mesmo sair da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável para a Articulação Nacional. Diego Goulart voltará a ficar no Estado onde assumirá o comando do Imetro, conforme já foi noticiado pelo SCemPauta.

 

Ângela conversa com Pedrão

A deputada federal Ângela Amin se reuniu ontem cedo com o vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão. Em pauta, a eleição do próximo ano e a candidatura do Progressistas na capital. Durante a conversa, Pedrão colocou que teve problema para presidir o partido e que teme algumas dificuldades por ter apoiado Leodegar Tiscoski na eleição passada à Câmara dos Deputados, ao invés de ter dado apoio a alguém da capital. Ouviu de Ângela que o apoio foi para outra liderança do partido, portanto, que não há problema algum quanto a isso. O fato é que Pedrão ainda não definiu para onde vai, por isso, busca quem lhe der as melhores condições para ser o candidato a prefeito.

 

Pedrão com o PSB?

Pela segunda vez o vereador Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), foi visto almoçando com lideranças do PSB. Ontem no Shopping Beira-Mar ele esteve com Carlos Amastha, Adir Gentil e Marcílio Ávila. Prato principal: presidência do PSB municipal e fundo eleitoral pomposo do PSB Nacional para candidatura própria na Capital. Será que Pedrão está próximo de assinar a ficha?

 

Disputa no PSDB

No próximo dia 30 na Assembleia Legislativa, o PSDB passará por uma disputa interna. A deputada federal, Geovânia de Sá, o deputado federal, Marcos Vieira e o ex-senador Leonel Pavan disputarão a presidência do partido em Santa Catarina. A campanha interna já está sendo realizada junto as lideranças tucanas com direito a voto.

 

Pré-candidatos tucanos

O ex-senador, Paulo Bauer, é o nome favorito do PSDB para disputar a Prefeitura de Joinville. Se ele aceitar não haverá disputa pela vaga e os tucanos estarão fechados com ele. Em Chapecó Ivan Carlos Agnoletto é o nome tucano para o pleito, enquanto que o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, que deseja disputar a reeleição, tem sido assediado pelo PSDB, porém, ele também tem recebido convites a exemplo do PSD.

 

Procons regionais

O diretor de Relações e Defesa do Consumidor, Tiago Silva Mussi, anunciará nos próximos dias uma novidade que promete revolucionar o acesso às pessoas de todos os municípios aos serviços do Procon. Os atuais órgãos de defesa se tornarão regionais. Especialista na área, Mussi tem recebido o reconhecimento de coordenadores do Procon, a exemplo de Paulinho Balancelli de Chapecó, que também tem se destacado em ações contundentes em prol do consumidor, como fechar uma agência do Bradesco que estava atrasando o atendimento aos clientes.