O Promotor de Justiça Marcio Gai Veiga, titular da 4ª promotoria de Justiça da Comarca de Navegantes, atenderá a imprensa em entrevista coletiva amanhã, às 14h, para falar sobre a ação penal ajuizada em consequência da Operação Cidade Limpa.

Onze pessoas entre agentes públicos, ex-agentes públicos e empresários foram denunciadas pelos crimes de organização criminosa, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva. A denúncia já foi recebida pela Justiça.

A Operação Cidade Limpa, deflagrada em Navegantes no dia 1º de novembro deste ano, teve o objetivo de coletar elementos e provas acerca de crimes contra a administração pública, a fim de embasar a denúncia agora apresentada.

A Operação

No dia da operação foram cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão nos municípios de Navegantes, Itajaí, Penha e Balneário Camboriú.

A época o Gaeco informou que o suposto grupo criminoso teria sob sua administração várias empresas, criadas para concorrer entre si em licitações nos municípios de Navegantes, Itajaí e Penha. Há indícios de que algumas empresas contariam ainda com sócios ocultos.

O município de Navegantes, segundo estimativa da investigação, teria sido lesado em cerca de R$ 16 milhões, através de contratos obtidos pela organização criminosa em licitações supostamente combinadas, entre 2015 e 2020. O objeto principal da ação eram contratos voltados à limpeza das cidades.