Receba pelo celular !!
 
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com

Destaque do Dia

Conforme divulguei em primeira mão o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (sem partido), assinará a ficha de filiação ao PSD no próximo dia 6 de agosto. O evento será as 11h, a princípio na sede estadual do partido com a presença das principais lideranças pessedistas de todo o estado, principalmente os deputados federais e estaduais.

Ontem à noite Napoleão recebeu uma recepção calorosa em São Paulo, na casa do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que ofereceu um jantar de boas-vindas ao jovem ex-prefeito, que deixou uma boa impressão ao anfitrião da noite, segundo palavras de uma fonte, que teria ficado animado com a conversa. Kassab chegou a aproveitar o momento para oficialmente fazer o convite a Bernardes.

A ideia do jantar foi passada por Kassab ao presidente estadual do partido, o deputado Milton Hobus, que falou com Napoleão e logo estendeu a pedido do ex-governador de São Paulo, o convite ao presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, e aos ex-governadores Raimundo Colombo e Jorge Bornhausen que mora na capital paulista.

Foram cerca de três horas de conversa, tanto que o vinho servido antes, durante e após o jantar serviu apenas como um complemento para uma noite considerada festiva. “Nem precisava de vinho, a vinda do Napoleão para o PSD já é um grande motivo para nos alegrarmos”, me disse uma fonte logo após o jantar, que encerrou um pouco antes das 23h.

Mesmo que as lideranças não confirmem oficialmente, mas Napoleão chega sim ao PSD para ser o nome do projeto que o partido começa a construir pensando nas eleições ao Governo do Estado em 2022.

Os articuladores

Napoleão Bernardes era o “menino dos olhos” do ex-governador Jorge Bornhausen, desde a eleição passada. Para quem ainda tem uma visão estratégica de longo alcance, Napoleão aparecia com um grande potencial de mexer com o eleitorado, tanto pela sua juventude, quanto pela experiência de ter sido vereador e duas vezes prefeito de Blumenau. Em conversas com outro grande arquiteto da política catarinense, o hoje presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), chegaram ao entendimento que era Napoleão que deviam procurar para apresentar um projeto pensando na eleição de 2022.

Renovando o PSD

O ex-governador Raimundo Colombo se juntou a Jorge Bornhausen e Júlio Garcia, nas conversas com o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que ainda estava no PSDB, porém, descontente com os rumos que o partido tomou na eleição passada, que o deixaram numa situação difícil, segundo o seu entendimento. Após algumas conversas veio a decisão de se desfiliar do PSDB e se dedicar a carreira universitária e do direito, além de sair fazendo palestras pelo estado. Agora Napoleão tem confirmada a sua filiação com data e hora para acontecer. Talvez nem ele próprio saiba, mas se tornou a cereja do bolo de um grupo que deu início a renovação do PSD, mostrando a Gelson Merisio a porta de saída do partido.

Deputado é denunciado

O munícipe de São Ludgero, Maurício Alves, apresentou ao Ministério Público uma denúncia contra o deputado estadual, Volnei Weber (MDB), ex-prefeito do município. Alves pede para que seja investigada a prestação de contas de campanha do emedebista à Assembleia Legislativa. O denunciante relata ao MP que a prestação de contas de Weber que foi apurada pelo Tribunal Regional Eleitoral, teria inconsistências e até irregularidades quanto a doadores, os quais, segundo Alves, eram detentores de cargos comissionados na prefeitura de São Ludgero, os quais supostamente teriam sido nomeados pelo parlamentar que ficou no cargo de prefeito, até renunciar para disputar a eleição. Ainda em relação aos doadores de campanha, consta na denúncia que as pessoas que aparecem na prestação de contas, não teriam condições financeiras para ajudar com doação em dinheiro.

Deputado nega

Liguei para o deputado estadual, Volnei Weber (MDB), que disse não ter conhecimento da denúncia. Quando informado do que se tratava, se disse surpreso e, relatou que a sua campanha foi sem grandes gastos, a qual definiu como “humilde”. Weber também afirma que todas as contas foram prestada seguindo o que determina a lei eleitoral.

Greve dos caminhoneiros

De acordo com uma das lideranças dos caminhoneiros, Wanderlei Alves que é conhecido como Dedeco, o clima é tenso e até amanhã poderá ser anunciada uma nova greve, caso o Governo Federal não apresente uma nova resolução para a tabela do frete. Ontem a Agência Nacional de Transportes Terrestres atendendo a um pedido do Ministério dos Transportes, suspendeu a tabela rechaçada pela categoria, que ameaçou iniciar uma paralisação caso fossem mantidos os valores apresentados.

Reforma Tributária

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) promoveu encontros regionais com o tema “Impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses”, com objetivo de levar informação sobre os projetos em trâmite no Congresso Nacional e ouvir considerações de prefeitos, secretários da fazenda e técnicos. Cinco encontros foram realizados no mês de julho nas cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste, Joinville, Lages e Tubarão, organizados pela FECAM em parceria com o Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina (CONFAZ-M/SC) e Associações de Municípios. O presidente do CONFAZ-M/SC, Flavio Martins Alves, conduziu as palestras levando elementos base das propostas de lei que tramitam em situação avançada. Dentre elas, a Proposta de Emenda à Constituição 45/2019, aprovada em 22 de maio deste ano na Comissão de Constituição e Justiça, e a PEC 293/2004 que sinalizou voltar ao debate nas últimas semanas, ambos na Câmara dos Deputados.

Fecam e Confaz se posicionarão

Para o presidente da Fecam, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), a celeridade com que as propostas estão sendo aprovadas sem debate amplo é o que tem preocupado os gestores públicos municipais. Na primeira quinzena de agosto, um encontro final na grande Florianópolis com data a ser agendada, servirá para apresentar uma carta com posicionamento da Fecam e do Confaz, representando os 295 municípios catarinenses com os principais questionamentos. Nos encontros, Ponticelli e Alves apresentaram alguns pontos que exigem maior atenção para que os municípios não sejam prejudicados. “Todos queremos a Reforma Tributária, mas que se mantenha mais dinheiro na região onde ele é produzido” destaca Ponticelli. Para o presidente, é preciso que o Governo Federal apresente a sua proposta sobre o tema tributário e amplie este debate. “Estamos aguardando a proposta dita pelo Paulo Guedes em encontros anteriores, de ‘Menos Brasília, Mais Brasil’. Uma proposta de reforma em que os municípios recebam os recursos federais para manter programas e projetos municipais”, acrescenta.

Setor portuário

Mesmo batendo recordes de movimentação de cargas nos últimos anos, o setor portuário brasileiro ainda tem potencial para crescer e atender às demandas de uma economia mais aquecida. Essa é a conclusão do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, palestrante na segunda edição do Fórum Catarinense do Setor Portuário, realizada ontem no auditório da Epagri, em Florianópolis. Povia lembrou que, no passado, os portos já passaram por momentos de alta na quantidade de carga movimentada, mas a situação atual é inédita. “A diferença é que agora estamos batendo recordes operando com carga ociosa, ou seja, temos capacidade para atender a demandas mais desafiadoras. O setor está preparado para o crescimento”, afirmou o diretor da Antaq.

Desafio aquaviário 

Organizado pela SCPar e coordenado pelo professor Ademar Dutra, o Fórum reuniu representantes dos cinco maiores portos catarinenses, de Imbituba, Itajaí, Navegantes, Itapoá e São Francisco do Sul, além de profissionais e entidades ligadas ao setor. A esse público, Povia também comentou sobre os desafios que o transporte aquaviário precisa superar para operar em todo o seu potencial. Entre eles, está o incentivo ao comércio exterior e à utilização do modal aquaviário não só para o longo curso, mas também para serviços de cabotagem, além da melhor a utilização das hidrovias nacionais.

Aproximação em Chapecó

Lideranças do Democratas de Chapecó tem defendido uma aproximação com o PSD, para discutir a eleição do próximo ano à Prefeitura. Os pessedistas já tem em João Rodrigues o seu candidato, porém, o DEM também deve apresentar alguns nomes. Se houver um acerto, começa a construção de uma chapa que é considerada forte no cenário local.

Armando nega

O deputado federal, Coronel Armando (PSL), negou qualquer possibilidade de seu partido não ter candidato a prefeito de Joinville. Informações davam conta de um acerto entre Armando e o prefeito Udo Döhler (MDB), para que os pesselistas indicassem o vice dos emedebistas para a disputa à sucessão de Döhler. Armando me disse que tem sido espalhado alguns boatos devido a sua boa relação com o prefeito, porém, descartou a possibilidade de seu partido apoiar uma outra legenda.

Indicados ficam

Uma fonte ligada ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido), que está em viagem de férias com a família, me garantiu que os indicados pelo ex-vereador, Tiago Silva, serão mantidos em seus cargos. Após a renúncia de Silva do mandato para coordenar o Procon estadual, surgiram conversas entre servidores que foram indicados por ele a cargos no Executivo, sobre uma possível exoneração em massa. Pelo visto, Loureiro abraçará a todos.

Dívida de Criciúma

Os vereadores de Criciúma aprovaram o projeto de lei que autoriza o parcelamento de dívida referente ao PASEP, conforme notificação da Secretaria da Receita Federal no montante de R$ 7.843.480,17, gerada em virtude da falta de pagamentos em 2015.

Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com