Em cinco meses de gestão, a OAB/SC derruba entraves judiciais, que perduravam dois anos, e o processo do Quinto Constitucional é finalizado com a nomeação do advogado Osmar Nunes Júnior, de Balneário Camboriú, pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL).
Osmar é o novo desembargador do Tribunal de Justiça, na vaga destinada à advocacia. Ex-presidente da Subseção de Balneário Camboriú e ex-conselheiro estadual da OAB/SC, ele foi o mais votado na lista sêxtupla concluída pela Seccional no dia 17 de maio de 2017, e também na lista tríplice eleita pelo Pleno do Tribunal de Justiça no último dia 27.
O processo de preenchimento desta vaga se encontrava suspenso desde que o candidato Alex Santore, escolhido e nomeado para o cargo em 2017, após anulação do ato de nomeação, tentava tomar posse no cargo por meio judicial. Com a vitória obtida pela Seccional junto aos Tribunais, foi possível então destravar o procedimento de escolha e elaborar uma nova lista sêxtupla, dando os encaminhamentos necessários ao trâmite.
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, parabenizou o novo desembargador e, destacou a seriedade do Conselho Estadual e do Pleno do TJ. “Parabenizo pela seriedade e agilidade conduzida na retomada do processo de escolha para esta vaga, possibilitando um desfecho para este certame após dois anos de entraves judiciais”, destacou.