O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, concedeu liminar suspendendo a aplicação de multas pelo descumprimento da tabela com preços do frete. O tabelamento, questionado por várias entidades empresariais, fixa valores mínimos a serem praticados no transporte de cargas.

A medida cautelar também suspende a aplicação das medidas administrativas,coercitivas e punitivas previstas na lei que criou a tabela de frete. Outro ponto é quanto aos efeitos da resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece multas para quem descumprir os valores fixados.

Após a decisão, entidades que representam os caminhoneiros, resolveram antecipar uma paralisação prevista para 22 de janeiro, para o próximo domingo (09). Eles estão descontentes com o descumprimento da tabela de frete e com a falta de punição pela Agência Nacional de Transporte Terrestre.

De acordo com o caminhoneiro, Bruno Tagliari, que lidera um dos movimentos que representam a categoria, a resposta será à altura e que todos já estão se articulando para uma grande paralisação.