Dário Berger anuncia habilitação de novos leitos de UTIs para Santa Catarina
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União de hoje, a Portaria Nº 1.384 com a habilitação de 125 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para Santa Catarina.
A informação foi confirmada pelo senador Dário Berger (MDB), que articulou junto ao Governo Federal para agilizar o processo burocrático de cadastramento e publicação. Com isso, 13 hospitais de dez municípios catarinenses irão receber da União um total de R$ 18 milhões.
Cada leito terá o valor diário de R$ 1,6 mil para custear sua manutenção pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado enquanto houver necessidade em decorrência da pandemia. As unidades hospitalares já possuem recursos humanos e equipamentos necessários para o funcionamento desses leitos.
De acordo com Dário, o Fundo Nacional de Saúde fará a transferência dos valores ao Fundo Estadual da Saúde e aos Fundos Municipais de Saúde, responsáveis pela distribuição das verbas pelo SUS. O objetivo, segundo o senador, é fortalecer a estrutura de atendimento no estado para os pacientes diagnosticados com Covid-19. “Agradeço ao governo que atendeu o nosso apelo. Estamos vivendo uma crise de saúde pública sem precedentes e é de vital importância que a rede hospitalar esteja preparada e disponha de estrutura adequada para prestar um atendimento digno e de qualidade à população”, explicou Dário Berger.
Confira os hospitais e municípios contemplados:
- Hospital Universitário de Florianópolis (8 leitos)
- Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis (5 leitos)
- Hospital Florianópolis de Florianópolis (10 leitos)
- Instituto de Cardiologia de São José (9 leitos)
- Hospital Regional Homero de Miranda Gomes de São José (10 leitos)
- Hospital Regional de Araranguá (10 leitos)
- Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Gaspar (10 leitos)
- Hospital OASE de Timbó (7 leitos)
- Hospital Municipal Ruth Cardoso de Balneário Camboriú (9 leitos)
- Hospital Municipal São José de Joinville (20 leitos)
- Hospital São Francisco de Concórdia (11 leitos)
- Hospital Maicé de Caçador (10 leitos)
- Hospital Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste (6 leitos)