O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União de hoje, a Portaria Nº 1.384 com a habilitação de 125 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para Santa Catarina.

A informação foi confirmada pelo senador Dário Berger (MDB), que articulou junto ao Governo Federal para agilizar o processo burocrático de cadastramento e publicação. Com isso, 13 hospitais de dez municípios catarinenses irão receber da União um total de R$ 18 milhões.

Cada leito terá o valor diário de R$ 1,6 mil para custear sua manutenção pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado enquanto houver necessidade em decorrência da pandemia. As unidades hospitalares já possuem recursos humanos e equipamentos necessários para o funcionamento desses leitos.

De acordo com Dário, o Fundo Nacional de Saúde fará a transferência dos valores ao Fundo Estadual da Saúde e aos Fundos Municipais de Saúde, responsáveis pela distribuição das verbas pelo SUS. O objetivo, segundo o senador, é fortalecer a estrutura de atendimento no estado para os pacientes diagnosticados com Covid-19. “Agradeço ao governo que atendeu o nosso apelo. Estamos vivendo uma crise de saúde pública sem precedentes e é de vital importância que a rede hospitalar esteja preparada e disponha de estrutura adequada para prestar um atendimento digno e de qualidade à população”, explicou Dário Berger.

 

Confira os hospitais e municípios contemplados:

  1. Hospital Universitário de Florianópolis (8 leitos)
  2. Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis (5 leitos)
  3. Hospital Florianópolis de Florianópolis (10 leitos)
  4. Instituto de Cardiologia de São José (9 leitos)
  5. Hospital Regional Homero de Miranda Gomes de São José (10 leitos)
  6. Hospital Regional de Araranguá (10 leitos)
  7. Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Gaspar (10 leitos)
  8. Hospital OASE de Timbó (7 leitos)
  9. Hospital Municipal Ruth Cardoso de Balneário Camboriú (9 leitos)
  10. Hospital Municipal São José de Joinville (20 leitos)
  11. Hospital São Francisco de Concórdia (11 leitos)
  12. Hospital Maicé de Caçador (10 leitos)
  13. Hospital Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste (6 leitos)