A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa, que investiga as obras de restauração da ponte Hercílio Luz em Florianópolis, chega ao seu momento crucial.

Hoje a partir das 14h, o relator deputado Bruno Souza (Novo), apresenta o relatório final com o apontamento de indícios de crimes e atos de improbidade administrativa, feitos por integrantes da iniciativa privada e gestoras públicos que atuavam nas obras de restauração do maior símbolo turístico catarinense.

Amanhã, às 17h, os deputados integrantes da comissão aprovam ou não o relatório para depois ser votado em plenário. A CPI é responsável pela análise de 26 instrumentos com 85 volumes e 18.182 páginas.

O gasto nas obras e serviços feitos é um dos dados que será apresentado de maneira clara. Na apuração o destaque está na falta de planejamento, falta de zelo, fiscalização e atuação de empresas não preparadas para uma obra de tamanha complexidade.

A comissão ainda apresentará propostas de mudanças na legislação, para atacar os gargalos e evitar a repetição de casos como os da ponte. Um exemplo, é tornar obrigatório que obras públicas passem a execução apenas após a conclusão de eventuais desapropriações necessárias. O SCemPauta vai apurar mais detalhes durante o dia.

 

Pós pesquisa em Chapecó

Após os números apresentados pelo SCemPauta na sexta-feira (30), sobre a intenção do eleitorado chapecoense faltando menos de um ano para a eleição, algumas certezas foram postas a mesa. Primeiro que Luciane Carminatti (PT) é a grande favorita da eleição neste momento. Fatores como o seu trabalho parlamentar, além de não se envolver em pautas polêmicas a respeito do ex-presidente Lula, a divisão da centro-direita e o fato do Oeste ser um dos berços petistas, catapultaram Luciane para o favoritismo para a disputa municipal. Chama a atenção que ela só perde para João Rodrigues (PSD) que ganhou nos cenários em que esteve, sobretudo na espontânea.

 

Se animou

Dos nomes que aparecem na pesquisa, o vereador Cleiton Fossá (MDB), que é pré-candidato a prefeito de Chapecó, foi o que se mostrou mais animado. Com uma baixa rejeição, Fossá não conseguiu vencer em nenhum cenário, porém, aparece com um bom percentual e com potencial de crescimento. Caso se una com Luciane Carminatti (PT), somente uma união de toda centro direita poderá fazer frente a dupla.

 

Buligon

Mesmo bem avaliado pelo eleitorado chapecoense, os números apresentados pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (DEM), caso seja candidato – isso se o TRE mudar o entendimento da lei – apresentou um percentual muito aquém do esperado. O que pode ter influenciado é a crença da população de que poderá não vingar a tese do terceiro mandato.

 

A decisão de Pedrão

Na quarta-feira passada o SCemPauta relatou que no almoço da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, o senador Jorginho Mello (PL) adiantou que o vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), estava fechado com o seu partido e que seria o candidato a prefeito dos liberais. Ontem em um encontro após a missa, Jorginho e Pedrão acertaram os últimos detalhes e decidiram que o vereador se filiará no dia 20 de março do próximo ano, quando a janela para a mudança de partido estará aberta. No mesmo dia, o Cidadania da deputada federal, Carmen Zanotto, deve anunciar apoio a Pedrão.

A escolha

O vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), repetiu o que havia falado ao SCemPauta quando decidiu que se desfiliará do Progressistas, que não poderia mais ficar no partido por se sentir cozinhado para ao final, não ser o candidato. Na reunião, ele chegou a dizer ao deputado estadual, João Amin, de que ele, Pedrão, não tinha o direito de tirar o sonho de Amin de ser o candidato a prefeito, assim como não tinham o direito de tirar o seu sonho. Já quanto ao PSB, Pedrão teceu inúmeros elogios à postura do partido, porém, como havia ficado em segundo plano já que os pessebistas esperavam pelo prefeito, Gean Loureiro, que acertou com o DEM, resolveu tomar uma decisão já que o PL sempre lhe deu a garantia de ser o candidato do partido.

 

Oposição em Joinville

Nesta próxima quinta-feira (05), a oposição em Joinville se reúne mais uma vez. Os presidentes de 12 partidos voltam a conversar sobre um projeto contra o candidato que será apoiado pelo prefeito, Udo Döhler (MDB), que será o deputado estadual, Fernando Krelling (MDB). O alvo não seria Krelling, mas, sim, Udo que tem recebido duras críticas, inclusive do setor empresarial. O encontro acontecerá em local ainda a se definir e, logo após, acontecerá um evento na sede Recreativa dos Comerciários aberto as demais lideranças e filiados.

 

Força de Geovânia

Para o PSDB catarinense será impossível planejar a eleição estadual de 2022, sem pensar na deputada federal, Geovânia de Sá, como um dos nomes do partido para o Governo do Estado. Além de se destacar em Brasília ocupando espaços na liderança tucana, Geovânia conquistou a presidência estadual do partido, o que lhe alça a um outro patamar, portanto, a deputada estará nos planos do PSDB.

 

Loureiro no DEM

Na quinta-feira o SCemPauta deu com exclusividade que o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, estava acertado com o Democratas. Na sexta-feira (30) após o vazamento, ele não teve outra alternativa a não ser admitir e anunciar oficialmente a sua escolha. A relação de Gean com as lideranças demistas também foi um dos fatores que o fizeram decidir. Passando pelo presidente nacional, ACM Neto, que lhe prometeu todas as condições, inclusive apoio através do fundo partidário para que tenha a estrutura necessária para disputar a reeleição, Gean tem sido acolhido pelas grandes lideranças do partido. Florianópolis é uma das cidades que os demistas darão prioridade para eleger o prefeito.

 

No páreo

Gean Loureiro ao lado do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e João Paulo Kleinubing, são os grandes nomes do Democratas em Santa Catarina. Caberá a Buligon no próximo ano presidir o partido e conduzir os projetos eleitorais, enquanto que Kleinubing cuidará da sua candidatura a prefeito de Blumenau, conforme também foi adiantado pelo SCemPauta. O certo é que Gean e Buligon caso Kleinubing se eleja a prefeito, são as prioridades dos demistas para o Governo do Estado em 2022. No caso de Buligon, se não estiver na majoritária irá disputar a deputado federal.

 

Perseguição

Uma fonte relatou que o Governo do Estado segue sem um planejamento real de suas ações, além de realizar constantes retaliações aos servidores que não seguem a cartilha do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL). De acordo com o relato, hoje quem governa é o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba. Na Educação o relato é de que fechará o ano com dinheiro em caixa, mas sem planejamento para gastar, conforme já havia sido informado pelo SCemPauta. “Só para você ter uma ideia a secretária adjunta que foi indicação da vice governadora já foi exonerada e vem mais por ai, quem não lê a cartinha é dispensado”, afirmou a fonte.  Em menos de 10 meses, já teve diretoria e gerencia na Educação que já mudou de 3 a 4 vezes a sua equipe.