Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Evento gratuito, em Jaraguá do Sul, terá transmissão online e participação de especialistas nacionais e internacionais – Foto: Magnific

De 19 a 21 de maio, a UniSENAI realiza o SIMPEX 2026 – Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, em conjunto com o 4º MOBICIT – Congresso Nacional Integrado de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes. O evento reunirá especialistas, pesquisadores, estudantes, representantes da indústria, gestores públicos e empresas para discutir os caminhos da inovação aplicada às cidades do futuro.

Com o tema “Conexões que Movem o Futuro: Energia e Inteligência para Cidades Vivas”, a programação será realizada em formato híbrido, com atividades presenciais em Jaraguá do Sul e transmissão online. A proposta é consolidar um ambiente de referência nacional e internacional para o debate sobre inteligência artificial, mobilidade sustentável, energias renováveis e cidades inteligentes.

O SIMPEX + MOBICIT busca promover um ecossistema de colaboração entre academia, indústria, setor público e sociedade, incentivando o desenvolvimento de soluções práticas para desafios urbanos contemporâneos. Entre os temas abordados estão integração de infraestruturas conectadas, sistemas de transporte resilientes, sustentabilidade, otimização industrial e aplicações de inteligência artificial.

Além de palestras e painéis temáticos, o evento contará com convidados nacionais e internacionais ligados à pesquisa, inovação e indústria, fortalecendo a conexão entre conhecimento acadêmico e desenvolvimento tecnológico.


Programação
19/05 – Terça-feira
18h – Credenciamento e Networking
19h – Abertura Oficial e lançamento do Edital de Apoio aos Grupos de Pesquisa UniSENAI, em parceria com a FAPESC
19h30 – Conexão entre a universidade e o setor produtivo para o fortalecimento da inovação
Palestrante: Fábio Wagner Pinto, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina
20h – O papel da formação profissionalizante no desenvolvimento social, como ponte para formação universitária
Palestrante: Patrícia Lueders, presidente do Conselho Estadual de Educação
20h30 – Explorando o Futuro: AI Economy, Dark Factories e inovação radical
Palestrante: Gil Giardelli, professor e palestrante internacional especialista em inovação e inteligência artificial

20/05 – Quarta-feira
18h – Credenciamento e Networking
19h10 – The impact of energy transition on electricity infrastructure and the need for smart city solutions with AI applications
Palestrante: Dr. Ingo Stadler, professor e pesquisador da TH Köln, na Alemanha
19h40 – Engenharia Sem Fronteiras: A Co-Criação Universidade-Indústria em Sistemas Ciber-Físicos
Palestrante: Dr. João Martins, professor e pesquisador da FCT NOVA de Lisboa
20h30 – Painel 1: Sustentabilidade e Gestão Territorial
21h10 – Painel 2: Tecnologia Aplicada e Otimização Industrial
21h30 – Premiação dos pôsteres selecionados
22h – Encerramento e convite para a última noite

21/05 – Quinta-feira
18h – Credenciamento e Networking
18h30 – Abertura oficial MOBICIT
19h – Smart Cities e WEG
Palestrante: Valter Luiz Knihs, diretor Industrial e Engenharia eMobility e Baterias da WEG Automação (WAU)
19h30 – A contribuição da Stellantis para a mobilidade
Palestrante: João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul20h10 – Transição tecnológica no setor automotivo: impactos no Brasil
Palestrante: Andrei Kuhnen, gerente Geral de Engenharia América na Renault
20h30 – Painel “O Futuro da Mobilidade no Brasil”
Participação de Valter Luiz Knihs, João Irineu Medeiros e Andrei Kuhnen

Serviço
SIMPEX 2026 – Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão + 4º MOBICIT
De 19 a 21 de maio de 2026
Formato híbrido – presencial em Jaraguá do Sul e online
Evento gratuito
Clique aqui para se inscrever