Clenilton desiste da candidatura
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Em mensagem no Instagram, o ex-prefeito de Araquari Clenilton Pereira confirmou que não será candidato a deputado estadual em outubro. Ele não explicou o motivo da desistência, mas adiantou o seu futuro na política: vai ser secretário-geral da Federação União Progressista e coordenar a campanha de reeleição de Esperidião Amin ao Senado. Considerado um dos melhores prefeitos da história de Araquari, Clenilton era o único político não residente em Joinville com chances de se eleger deputado estadual na história da região formada por Garuva, Itapoá, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.
Cuidado com a saúde
Em mensagem à coluna, quando foi perguntado sobre sua comentada desistência – afinal, publicamente estava em pré-campanha – Clenilton comentou que precisava cuidar de um problema de saúde, o mesmo que surgiu no final de seu mandato de prefeito.
Dengue controlada em Joinville
Depois de 83 óbitos em 2024 e nenhum em 2025, a situação da dengue em Joinville está controlada. Até 13 de fevereiro último, nenhum óbito foi registrado em 2026 e das 1.581 notificações apenas nove foram confirmadas, dois deles no distrito de Pirabeiraba.
A janela não é para todos
A janela partidária (trocar de partido sem perder o mandato) em 2026 não se aplica aos vereadores. O Tribunal Superior Eleitoral lembra que nas eleições gerais a “janela” restringe-se a deputado estadual/federal/distrital se for concorrer à reeleição. Em 2018, o TSE decidiu que só pode pedir desfiliação de um partido e filiação em outro sem que haja perda de mandato “a pessoa que esteja no término do mandato vigente”.
Expulsão
Em Joinville, o Vereador Cleiton Profeta (PL) já foi convidado a ingressar no PSD para concorrer a deputado federal. A mudança só poderá acontecer se ele for expulso, como já antecipou o presidente do diretório municipal do PL, deputado Maurício Peixer. Se não for expulso e nem receber a liberação de seu partido, o vereador reeleito com 3.225 votos não poderá concorrer.

Estado de greve
Os servidores municipais de Joinville podem paralisar suas atividades no dia 27 de fevereiro. A decisão será tomada em assembleia da categoria quatro dias antes. Em seu portal, o sindicato informa que na assembleia realizada dia 11 a categoria aprovou o estado de greve como resposta “ao frequente descaso do prefeito Adriano Silva, que empurrou os trabalhadores para o enfrentamento ao não apresentar nenhuma proposta dois meses após ter recebido a pauta da campanha salarial”, afirmou a presidente Mara Tavares.
Omissão?
Não há provas de que a omissão tenha partido da prefeitura de Balneário Barra do Sul, mas um portal de notícias do estado publicou reportagem sobre o desassoreamento do Rio Pequerê, obra em um trecho de 7 Km para evitar alagamentos e que custará R$ 4 milhões. A omissão é que o recurso foi liberado pelo governo estadual. Lembrando que o prefeito Ademar Borges é do PSD e o governador do PL. Casos semelhantes aconteciam em Joinville, quando uma obra era financiada pelo Governo Federal e nada constava na placa de identificação.

Pai e filho
Serginho assumiu o JEC interinamente na partida da semana passada contra o Carlos Renaux e o time teve sua primeira vitória em 100 dias. Ex-atleta do clube e atual técnico das categorias de base, Serginho recebeu muitos elogios no final da partida. Enquanto isso, seu pai estava trabalhando como funcionário do clube recolhendo as bolas após o jogo.
Fale com o colunista pelo WhatsApp (47)999644082
Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com



