Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

FreePik

O inusitado projeto vilsoniano começou já nos primórdios do seu mandato. Em um dia inteiro a cada mês, o Prefeito ficava à disposição de quem quisesse falar com ele. Havia um telefone e também uma recepção central física pelos quais qualquer cidadão poderia marcar uma audiência sua, privada, com o Chefe do Executivo municipal. Não havia quaisquer restrições políticas ou partidárias, ou de qualquer outra natureza: sem exceção qualquer um podia ir lá no local de trabalho do Prefeito e usar do tempo previsto para o assunto que bem lhe aprouvesse.

Não havia espera. O contato do cidadão, por chamada telefônica ou o contato direto com algum atendente, já sacramentava o agendamento do encontro. Quando esgotavam as senhas para a data mais próxima, o candidato ao bate-papo ficava automaticamente inscrito para o mês seguinte.

O horário do atendimento pelo Prefeito ia das 7 às 21 horas e, muitas vezes, se prolongava ainda mais.

Uma volumosa e fecunda fonte de informações.

Dr. Newton Motta (foto Antigo JSC/Arquivo Histórico de Blumenau); Professora Dinorah Krieger Gonçalves (foto O Município, alterada); Eng. Luiz Carlos Klitzke (Arquivo Histórico de Blumenau)

A maior parte dos temas levantados pelos visitantes se referia a carências existentes numa rua em particular, em algum bairro, ou na cidade como um todo, tipo postinho de saúde, buraco na rua, escola com telhado quebrado, dificuldade no trânsito, problema no transporte público. Já por isso, vários secretários e dirigentes de autarquias ficavam de plantão, em uma sala próxima, caso o Prefeito necessitasse de algum esclarecimento sobre aquilo que lhe era apresentado.

Os setores mais requisitados eram a Saúde, Obras, e a Educação. Portanto, quem mais tempo ficava de plantão eram os secretários Newton Motta, Luiz Carlos Klitzke e Dinorah Krieger Gonçalves.

Foto da página da Escola Municipal Anita Garibaldi no Instagram.

Uma grande quantidade de questões muito pertinentes e importantes para a cidade foi levada ao conhecimento do Prefeito através desse informal colóquio dele com a população – uma transferência de experiências que gerou soluções pontuais e, mesmo, planos de longo prazo. Graças à liberdade de expressão dos visitantes, muitos estragos em muitas ruas, falhas na escola e no atendimento à saúde, que talvez passassem despercebidos algum tempo pela Administração, foram resolvidos com rapidez.

E tinha gente que ia lá para manifestar seus agradecimentos pela solução, já acontecida, de outras encrencas que, até há pouco, os atormentava.

Briga de vizinho, um fato importante para muita gente.

Mas, não eram só tais assuntos, assim sisudos, que surgiam. Havia todo um outro grande elenco de interesses que as pessoas queriam que ele ouvisse e resolvesse, Entre a parafernália simpática de miudezas e de dramas transmitidos nessa espécie de confessionário, muitos eram curiosos, divertidos, inusitados.

Próxima coluna.

Na segunda que vem, vou contar um pouco mais dessas conversas às vezes divertidas, outras sérias e, às vezes, comoventes, que aconteceram entre o Prefeito e seu povo.