Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Na posse da nova diretoria da Ajorpeme (Associação de Pequenas Empresas da Região de Joinville) o governador Jorginho Mello (PL) e seu futuro companheiro de chapa Adriano Silva (NOVO) estarão juntos pela primeira vez em um evento oficial. A posse será na próxima quinta-feira e deverá reunir também a classe política de Joinville e região. Adriano permanece como prefeito de Joinville até abril, quando deverá renunciar ao mandato por exigência da legislação eleitoral. Em seu discurso, certamente Adriano irá relatar as razões que o fizeram disputar a eleição de outubro.

Bancada do MDB

A primeira sessão do ano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será marcada hoje (3) por muitas conversas envolvendo a bancada do MDB. Informalmente, a maioria deles já confidenciou que continuará no bloco governista, entre eles Tiago Zili e Volnei Weber, ambos da região Sul e que não serão candidatos à reeleição. A maior dúvida seria Mauro de Nadal. A posição da bancada será determinante para o futuro do partido na próxima eleição.

Indefinição

Segundo uma fonte confirmou à coluna, a vice-governadora Marilisa Boehm ainda não informou seu partido (PL) se pretende concorrer em outubro. A vaga feminina do diretório municipal de Joinville é dela, até por uma questão de hierarquia. Caso não concorra, a vaga será da empresária Fabi Venera, atual presidente da Federação de Clubes de Tiro e Comércio de Armas de Santa Catarina. Em 2024, ela foi candidata à vice-prefeita do candidato derrotado Sargento Lima (PL).

MDB perde importante prefeitura

Jair Franzner já se desfiliou do MDB. Por enquanto, permanece sem partido. O atual prefeito de Jaraguá do Sul – eleito pelo MDB em 2024 – decidiu deixar a sigla alegando falta de apoio dos vereadores de seu partido à sua administração. Franzner é herdeiro de uma das maiores indústrias da cidade, a Urbano Alimentos (nova patrocinadora do Corinthians FC em 2026). Sem histórico partidário, aceitou ser vice de Antídio Lunelli (MDB) na eleição de 2020. Como Lunelli renunciou em 2022 para concorrer a governador (foi para deputado estadual), o recém-filiado ao MDB assumiu a prefeitura e foi reeleito dois anos depois. O mais provável é sua filiação ao PL.

Foto. Divulgação. Maior campeão brasileiro de todas as modalidades

Maior campeão da história

Nenhum desportista foi campeão brasileiro tantas vezes como o catarinense Milton Chumbinho Becker. Foram 27 títulos nacionais. O único que poderia tê-lo igualado seria o paulista Robert Scheidt, que foi 15 vezes campeão mundial de iatismo, mas como não há estatística em campeonato brasileiro da sua categoria (esporte olímpico) não chega perto do piloto de motocross de Itapiranga (SC). Chumbinho deixou as pistas em 2018 e residiu em Joinville por quase uma década. Há cerca de três anos ele vendeu sua residência e retornou ao seu Oeste natal. Chumbinho faleceu vítima de um estranho  acidente com sua moto no Extremo-Oeste. Deixou muitos amigos em Joinville, onde existe um CT Milton Becker de motocross

Foto. Divulgação

Joinville perde um de seus mais médicos mais respeitados

Cláudio Vendramini era médico e empresário do ramo de diagnóstico por imagem. Na última quinta-feira ele faleceu de um ataque cardíaco quando estava em São Paulo visitando uma de suas netas. Um termômetro do conceito do dr. Vendramini: quando registrei seu falecimento em minha página do Facebook, ela teve um grande número de visualizações. Até o fechamento da coluna eram quase 82 mil.

Foto/Divulgação. Jornalista Margaret Paim.

Jornalista premiada

Pelo segundo ano consecutivo Margaret Paim é premiada como Destaque 2025 na categoria jornalista pelo seu trabalho em São Francisco do Sul. Ele é editora do jornal local O Correio SC há mais de 13 anos, dos quais 10 como impresso. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (30) no Hotel Vila Real e contou com cerca de 200 empreendedores da cidade mais antiga de Santa Catarina.

Eleição na Celesc

Será anunciado hoje (3) à noite o novo diretor-comercial da Celesc, cargo que é ocupado estatutariamente por um representante eleito diretamente pelos servidores da companhia. A eleição iniciou ontem e encerra hoje. Disputam o cargo Wagner Felipe Vogel (gerente-regional de Joinville), Evandro de Paula Santos e Orli Osvaldo do Carmo, ambos de Florianópolis.

Curtas

– Nesta segunda aconteceu a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville.

– A diferença do ano passado é o horário, agora sendo realizada entre 10 e 12 horas. Com isso, os 11 pré-candidatos em outubro terão tempo disponível durante a tarde.

– A mudança de horário (e de turno) já aconteceu em 2024.

Fale com o colunista pelo WhatsApp (47)999644082

Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com