Ministro anuncia início das obras no Morro dos Cavalos em até 12 meses, com investimento de R$ 2,5 bilhões
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O Ministério dos Transportes anunciou que as obras no trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, devem ter início em até 12 meses, com investimento estimado em cerca de R$ 2,5 bilhões. A intervenção é considerada estratégica para reduzir um dos principais gargalos viários de Santa Catarina. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo ministro Renan Filho em sua visita ao Estado.
A solução definida prevê a construção de dois túneis, projeto elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). De acordo com o ministério, as estruturas serão dimensionadas para permitir futura ampliação da rodovia, incluindo a possibilidade de triplicação da BR-101, com três faixas em cada sentido, além de atender critérios técnicos e ambientais.
Segundo o ministro, apesar do prazo estimado de até um ano para o início das obras, a expectativa é de que os serviços possam começar ainda em 2026. Ele destacou que a proposta escolhida é considerada a alternativa mais adequada do ponto de vista da segurança viária e da sustentabilidade ambiental, além de representar um investimento de grande porte.
Também foi informado que haverá alteração no contrato de concessão do trecho, com a transferência da responsabilidade da Arteris Litoral Sul para a CCR ViaCosteira, empresa do grupo Motiva, que já administra o trecho sul da BR-101 em Santa Catarina. De acordo com o ministério, a mudança não implicará aumento de tarifas até o início das obras.



