ACAFE participa de reunião com comitiva chinesa e discute cooperação internacional em Florianópolis
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) participaram, nesta quarta-feira (28), de um encontro com uma comitiva chinesa no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis. A agenda incluiu temas como pesquisa, inovação, processos de ensino-aprendizagem com uso de inteligência artificial regenerativa e cooperação internacional. A reunião foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação Nacional, e reuniu representantes do ecossistema de ciência, tecnologia e internacionalização.
Também participaram do encontro o presidente da FAPESC, Fábio Vagner Pinto, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, e o presidente da SC Invest, Renato Lacerda.
Durante a reunião, reitores do sistema ACAFE apresentaram as universidades comunitárias que integram a associação e destacaram suas atividades em ensino, pesquisa, inovação e cooperação internacional. A entidade informou que possui uma Câmara Técnica de Internacionalização e mais de 686 acordos de cooperação firmados com instituições de diversos países, manifestando interesse em ampliar intercâmbios acadêmicos, projetos de pesquisa e iniciativas conjuntas com instituições chinesas.
O encontro está alinhado à política estadual de incentivo à internacionalização do ecossistema de educação e inovação, que inclui participação em missões internacionais, presença em feiras globais e manutenção de escritórios de representação em centros estratégicos, como Xangai. A iniciativa busca ampliar oportunidades de cooperação acadêmica e tecnológica e fortalecer a inserção de Santa Catarina em redes internacionais de pesquisa e desenvolvimento.



