Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Imagem: Divulgação

O comércio varejista de Santa Catarina registrou crescimento de 5,7% no acumulado de janeiro a novembro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho foi o segundo melhor entre os estados brasileiros, atrás apenas do Amapá, que apresentou alta de 7,8%, e ficou bem acima da média nacional, de 1,5%.

De acordo com a Fecomércio SC, o resultado é o melhor desde 2019, antes da pandemia, e foi impulsionado principalmente pelo desempenho do primeiro semestre, quando o ritmo de crescimento foi mais intenso. Na segunda metade do ano, o avanço continuou, porém em ritmo mais moderado, influenciado por fatores como juros elevados, inflação acima do centro da meta e aumento da inadimplência.

Em novembro, isoladamente, o setor também apresentou resultado positivo, com crescimento de 2% em relação a outubro, já com ajuste sazonal, impulsionado pela Black Friday. No mesmo período, a média nacional foi de alta de 1%, indicando desempenho superior do comércio catarinense no mês.

Entre os segmentos, as vendas de artigos pessoais e domésticos cresceram 10,2% no acumulado do ano até novembro. O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas avançou 7,1% no período, registrando o melhor resultado do país nesse segmento, conforme os dados do IBGE.