Santa Catarina alcança recorde histórico de 8,5 milhões de passageiros aéreos em 2025
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Os aeroportos de Santa Catarina registraram, em 2025, o maior volume de passageiros de sua história. Ao longo do ano, a movimentação somada de voos domésticos e internacionais alcançou 8,5 milhões de passageiros, representando crescimento de 5,6% em relação a 2024. O principal destaque foi o transporte internacional, que pela primeira vez superou a marca de 1,2 milhão de passageiros.
Os dados foram apurados pela Diretoria de Integração de Modais e pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações fornecidas pelos operadores aeroportuários.
De acordo com o levantamento, o Aeroporto Internacional de Florianópolis manteve a liderança como o mais movimentado do estado, tanto no mercado doméstico quanto no internacional. No segmento internacional, o terminal registrou crescimento de 36,7% em comparação com 2024, totalizando 1,2 milhão de passageiros, o que o coloca como o terceiro maior do país nesse tipo de operação. No mercado doméstico, o aeroporto contabilizou 3,7 milhões de passageiros, superando a marca de 5 milhões no total.
O desempenho dos demais aeroportos catarinenses contribuiu para o crescimento do tráfego doméstico, que avançou 1,7% em relação ao ano anterior. O Aeroporto de Navegantes registrou 2,2 milhões de passageiros; Chapecó, 647,9 mil; Joinville, 528,2 mil; Jaguaruna, 108,9 mil; e Correia Pinto, 7,3 mil passageiros.
Segundo a SPAF, o volume de passageiros por habitante em Santa Catarina atingiu o índice de 1,04 em 2025, patamar superior à média brasileira, de 0,6, e semelhante ao de mercados como o Chile. Em comparação internacional, o índice é superior ao registrado na China e na média da América Latina e Caribe.
Os números finais e consolidados da movimentação aeroportuária em Santa Catarina e no Brasil ainda serão divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nas próximas semanas.



