Abertura de empresas cresce 13% e atinge recorde histórico em Santa Catarina
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Santa Catarina registrou, em 2025, o maior volume de abertura de empresas de sua história. Entre janeiro e dezembro, foram abertos 293 mil novos CNPJs e encerrados 153 mil negócios, resultando em um saldo positivo de 140 mil empresas, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O número representa um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.
O desempenho é associado ao cenário econômico estadual, que apresenta crescimento acima da média nacional e a menor taxa de desemprego do país. O aquecimento da economia tem estimulado a formalização de novos negócios em diferentes setores.
O segmento de transporte liderou o saldo positivo, com mais de 20 mil novos CNPJs e crescimento de 24% na comparação anual. Na sequência, destacaram-se o comércio e a reparação de veículos, com saldo de 17,9 mil empresas, as atividades administrativas e serviços complementares (16,5 mil), a construção civil (14,1 mil) e as atividades profissionais, científicas e técnicas (12,8 mil).
De acordo com a Jucesc, em 2025 houve aumento da participação feminina no quadro societário das empresas, com mulheres representando 40,8% dos sócios, além de crescimento na participação do capital social.
Micro e pequenas empresas concentraram a maior parte das novas aberturas. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) corresponderam a mais de 70% dos novos registros, seguidos pelas empresas limitadas (LTDA), que representaram quase 30%. Sociedades anônimas, cooperativas e empresários individuais completaram o total.
O crescimento do número de empresas também está relacionado ao avanço da atividade econômica. Dados do Banco Central indicam que a economia catarinense cresceu 4,9% até outubro de 2025, com desempenho acima da média nacional e destaque para os setores da indústria, comércio e serviços.



