Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis terão de prestar esclarecimentos — Imagem: Secom

A espera por atendimento especializado em saúde mental infantil alcançou patamares alarmantes na Grande Florianópolis. Dados da Central de Regulação do SUS revelam que 2.041 crianças estão na fila por consultas em psiquiatria infantil. Para a última criança da lista, cujo pedido foi registrado em maio deste ano, a estimativa de atendimento é de 6.261 dias — mais de 17 anos.

O levantamento mostra ainda que há solicitações sem posição definida e sem previsão de atendimento, reunidas em um mesmo relatório que soma 75 páginas, o que reforça a falta de capacidade instalada para absorver a demanda reprimida.

Diante desse cenário, o problema passou a ser investigado, ao menos em Florianópolis, pela 33ª Promotoria de Justiça do Ministério Público, responsável por fiscalizar as ações de saúde no âmbito do Governo do Estado.

O procedimento tramita sob sigilo e envolve a 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Biguaçu, o Estado de Santa Catarina e o município de Florianópolis. Há indícios de que informações sobre a fila tenham sido encaminhadas pela promotoria de Biguaçu à unidade estadual do MP, indicando que o problema pode envolver prefeituras e o Governo do Estado.

Oficialmente, a apuração busca “verificar, no âmbito do município de Florianópolis, a organização, a capacidade e a oferta de serviços de psicologia e psiquiatria pediátrica, a regulação e a transparência das filas municipais, além das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Estado para garantir o acesso e o suporte técnico”.

Agora, cabe ao Ministério Público esclarecer a real extensão da investigação e o alcance das responsabilidades dos entes citados. O procedimento, classificado como “aditamento” — a ampliação de uma investigação já em curso —, tornou-se público durante o dia de ontem.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde foi procurada, mas não respondeu à tentativa de contato.

Atenção!

A partir de hoje até o final de janeiro, a coluna entra em regime especial de trabalho. Seguirá sendo publicada no mesmo horário, porém, mais reduzida. Além disso, notícias de grande repercussão serão publicadas normalmente durante o dia, quando algum acontecimento merecer o devido destaque. A coluna volta ao seu formato normal a partir do dia 2 de fevereiro. Muito obrigado pela atenção, e sigam acessando todas as colunas do SCemPauta.

Novidades

No próximo ano, teremos novidades. Um novo site, novidade no SCemPauta no Ar e outros projetos que servirão para aprofundar o debate da política catarinense. Não perca!!!

Coletiva

Hoje, a partir das 15h, o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), concederá uma entrevista coletiva. Ele fará um balanço do ano legislativo.

Silvinei é condenado

Silvinei deixou o cargo na Prefeitura de São José após a condenação – Imagem: Agência Câmara

Após a condenação a 24 anos e 6 meses de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado, Silvinei Vasques pediu exoneração do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José. Assim que o processo for declarado transitado em julgado, ele terá que começar a cumprir a pena.

Contra

Boppré se diz contrário a um projeto de centro-esquerda com Bauer – Imagem: Câmara de Florianópolis

“Prezado Marcelo. Você informou em sua respeitável coluna que eu estou de acordo com uma possível candidatura do ex-senador. Para um esclarecimento definitivo, informo que, de nossa parte, é inaceitável o PSOL apoiar um bolsonarista e golpista como Bauer. Somos projetos antagônicos.” — Abraços e saudações democráticas — Afrânio Boppré — pré-candidato a governador pelo PSOL.

Surpresa

A mensagem do vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré (PSOL), que li ontem no programa SCemPauta no Ar, pareceu surpreendente. Isso porque ele sempre pareceu favorável à possibilidade de um alinhamento com o PSB para um projeto de centro-esquerda. E todos sabem que os socialistas somente lançarão um candidato ao governo caso tenham algum nome com musculatura política, a exemplo do ex-senador Paulo Bauer, que está sendo sondado pelo partido.

Codesul

Jorginho teme os reflexos de uma candidatura de Ratinho ao Planalto – Imagem: Jonatã Rocha/Secom

O governador Jorginho Mello (PL) esteve ontem em Curitiba, no Paraná, para participar da reunião do Conselho de Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), assumiu o comando. Jorginho destacou que, durante o encontro, foram debatidos temas nas áreas de infraestrutura, segurança, clima, energia e planejamento. Ele não deu detalhes dessas pautas.

Indesejável

O governador Jorginho Mello (PL), durante o encontro do Codesul em Curitiba, ficou ao lado do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Jorginho não quer que o pessedista se lance como pré-candidato à Presidência da República. Porém, isso poderá ocorrer no início do próximo ano, abraçado pelo Centrão, que não aceita o senador Flávio Bolsonaro (PL). Na leitura do chamado Centrão, a altíssima rejeição a Flávio, além de assuntos difíceis de explicar — a exemplo da compra de uma mansão milionária em dinheiro vivo e uma suposta relação com o miliciano Adriano da Nóbrega —, facilitariam uma reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Clima de incerteza

Uma candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República era tudo o que o governador Jorginho Mello (PL) não queria, assim como não quer Ratinho Júnior (PSD) na disputa ao Palácio do Planalto, por entender que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), será beneficiado na disputa estadual. Acontece que a pesquisa Quaest de ontem fez com que nomes próximos ao governador olhassem a situação de Flávio com mais atenção. Ele aparece em segundo lugar nas pesquisas, atrás do presidente Lula (PT), que mantém uma boa vantagem. Mesmo assim, Flávio consegue manter um bom patamar, o que foi considerado ruim pelo Centrão, que deseja tirá-lo do jogo.

Em seguida

O terceiro melhor desempenho na pesquisa foi o do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), superando até mesmo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Isso faz com que o nome do pessedista ganhe força no Centrão, que poderá adotar sua candidatura como o projeto para enfrentar o presidente Lula (PT) e até mesmo o senador Flávio Bolsonaro (PL). Os números de Ratinho foram vistos com animação pelo PSD catarinense, que aposta nele para ajudar no processo estadual.

Análise ao vivo

Assista ao SCemPauta no Ar, de segunda à sexta, às 10h. Os assuntos da coluna em destaque no programa apresentado pela jornalista Adriane Werlang, com os meus comentários. Bastidores, análises e denúncias no SCemPauta no Ar, que você acompanha aqui no site ou em nossos perfis oficiais no Instagram, YouTube, Facebook e X.

Inauguração do elevado

De Nadal foi um dos principais articuladores do elevado – Imagem: Divulgação

O Governo do Estado confirmou a inauguração do elevado entre as BRs 158 e 282, em Maravilha, para amanhã, às 15h, no local da obra. O deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), um dos principais articuladores do projeto, destacou que a obra é fruto de um trabalho que atravessa décadas, desde os tempos em que foi prefeito de Cunha Porã. “A construção do elevado é resultado de diálogo, cobrança e persistência até que a região tivesse uma resposta definitiva”, afirmou, ressaltando que a estrutura passa a ser símbolo de segurança e progresso para todo o Oeste catarinense.

Atendimento bilíngue

Durante a temporada de verão, Florianópolis volta a oferecer atendimento de saúde bilíngue para turistas estrangeiros por meio do Alô Saúde Floripa. A iniciativa, que, pelo segundo ano consecutivo, integra a Operação Verão, teve início ontem e seguirá até o dia 27 de fevereiro, período de maior movimento na Capital. Na última temporada, o serviço registrou 2.117 atendimentos a turistas, sendo 173 em inglês ou espanhol. Turistas que falam inglês ou espanhol podem acessar o serviço via WhatsApp, com triagem e, se necessário, teleconsulta médica por vídeo. Para quem fala português, o atendimento funciona durante todo o ano pelo 0800 333 3233, aplicativo ou internet, 24 horas por dia.

Viagem aos Emirados

Fabrício Oliveira foi a Abu Dhabi acompanhar um campeonato de Jiu-Jitsu – Imagem: Divulgação

Saiu no Diário Oficial de ontem do Governo do Estado a autorização para que o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, viaje a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para acompanhar um campeonato de jiu-jítsu conhecido mundialmente. Acontece que a viagem ocorreu entre 18 e 24 de novembro. Foi autorizado o ônus ao Estado, o que implica direito a diárias, vencimento ou salário e demais vantagens do cargo. A questão é: qual o objetivo da viagem do secretário de Planejamento a uma competição esportiva internacional?

Contraponto

Procurado, o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, informou que a viagem foi a convite da Federação de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi. Ele lembra que sua relação com os Emirados Árabes começou justamente por meio da mesma entidade, quando conheceu grandes autoridades do país, incluindo o rei. “Por meio dessa relação, eu trouxe os campeonatos de Abu Dhabi para Balneário Camboriú e também os drones que eles doaram”, informou. Além disso, Oliveira destaca que, a partir dessa proximidade com o país árabe, foi possível agendar uma missão do Governo do Estado. Como resultado da viagem, o secretário afirma que manteve a relação entre os Emirados e Santa Catarina, além da possibilidade de outros negócios. Quanto aos custos, Fabrício destaca que a passagem foi paga por ele mesmo e que os gastos para o Estado se limitaram às diárias de cinco dias.

Como assim?

Livramento acredita que obesidade é uma questão de escolha – Imagem: Rede Social

Tem políticos que precisam entender que, entre os atributos que o ocupante de um cargo público deve ter, está a empatia, o senso público e o conhecimento sobre qualquer assunto que vá debater, sendo essencial para servir a população. Ontem, durante a votação de um projeto para garantir assentos para pessoas obesas no transporte coletivo de Jaraguá do Sul, o vereador Rodrigo Livramento (Novo) não se contentou em votar contra a proposta e saiu com a seguinte pérola: afirmou que a obesidade, em muitos casos, é uma questão de escolha. O absurdo da fala se traduziu na reação de um de seus colegas: “Meu Deus do céu”, disse um dos vereadores, seguido de um silêncio constrangedor. Vale informar que o projeto foi aprovado.

Visão simplista

A visão demonstrada pelo vereador de Jaraguá do Sul, Rodrigo Livramento (Novo), é simplista e ignora fatores genéticos, biológicos, hormonais, psicológicos, sociais e ambientais que são determinantes para a vida de uma pessoa que se torna obesa. De acordo com a ciência, entre 40% e 70% do risco de obesidade se deve à genética. Ou seja, algumas pessoas acumulam muito mais gordura que outras. Alterações hormonais, como a resistência à insulina e o cortisol elevado, interferem no apetite e na saciedade. Além disso, há fatores como ansiedade, depressão, estresse crônico e traumas, entre outras questões determinantes. Portanto, obesidade não é questão de escolha.

IPREV

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) obteve a certificação de nível IV do Programa Pró-Gestão RPPS, o patamar máximo concedido pelo Ministério da Previdência Social aos Regimes Próprios de Previdência Social. Com o reconhecimento, Santa Catarina passa a integrar um grupo restrito de estados que alcançaram a mais alta avaliação nacional em critérios ligados à governança, controles internos e transparência na gestão previdenciária. A certificação atesta a conformidade do Instituto com parâmetros que estabelecem diretrizes para a modernização e o aprimoramento da administração dos regimes previdenciários públicos.

Melhoria estratégica

A trajetória que levou o IPREV ao nível máximo do Pró-Gestão RPPS envolveu um processo iniciado em 2021, quando o Instituto aderiu formalmente ao programa e obteve a certificação intermediária. Desde então, foram implementadas mudanças estruturais em áreas estratégicas da gestão, como governança corporativa, controles administrativos e qualificação de processos internos. Segundo o diretor de Administração do IPREV, Abelardo Rocha Júnior, o avanço foi resultado de um planejamento que reuniu ações voltadas à organização institucional, revisão de procedimentos, gestão de informações e fortalecimento da transparência. Com a conquista do nível IV, o Instituto passa a ser submetido a auditorias periódicas, condição necessária para a manutenção da certificação e para assegurar a continuidade dos padrões exigidos pelo Ministério da Previdência Social.