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O caminhão de lixo de Natal

O caminhão do lixo, plotado com mensagem natalina, foi flagrado passando por debaixo do Túnel de Luzes da cidade. Dentre todas as imagens-símbolos do governo Carmen Zanotto, essa é a expressão máxima de uma gestão mais preocupada com a estética em detrimento do resultado. Fechou o ano com chave de ouro.

Foto: reprodução IA

A maquiagem do caminhão funciona muito bem enquanto as pessoas estão no evento, mas, quando chegam em casa e se deparam com o lixo acumulado, vem a pergunta: o caminhão plotado e iluminado, lá no centro, não era o que deveria ter recolhido esse lixo? A festa tá bonita, ok; mas cadê a prioridade?

A percepção é de que o caminhão de lixo natalino não funciona e, de fato, ela se justifica. Sessenta por cento da frota da Ambiental está parada em manutenção, e alguns têm mais de cinco anos de uso, e ainda faltam equipamentos básicos aos garis, tudo contrariando o edital.

A resposta desagrada

A decisão da diretora-presidente da SEMASA em rescindir o contrato com a CTA, empresa anterior, pode, além de revelar uma preocupação estética – de dar uma resposta rápida à população em meio à repercussão – estar se revelando uma decisão desastrosa de um governo inexperiente.

Uma fonte, no passado à frente da SEMASA, acredita ter sido um erro rescindir o contrato com a CTA às vésperas de encerrá-lo. De início, deveria ser verificada com a empresa a possibilidade de um aditivo contratual, para a prefeitura pagar o custo da manutenção dos caminhões quebrados, com acordo prévio de abatimentos dos pagamentos posteriores à terceirizada. Dessa forma, a SEMASA ganharia tempo para elaborar um edital e conseguir uma empresa a custo mais baixo ao da Ambiental, contratada em caráter emergencial.

Agora, além de ter contratado uma empresa quase nas mesmas condições da anterior, por um valor muito maior, corre-se o risco de a SEMASA ter que pagar a CTA, via ação judicial, por meses que não trabalhou. Como é de praxe do governo Carmen Zanotto, deu-se uma volta imensa para chegar ao mesmo lugar. Toda a imprensa noticiou o voo de galinha da SEMASA. Bateram asas, mas, na prática, não saíram do lugar. Estética e mais estética midiática; e o resultado, zero.

Tática de marketing equivocada

Essa tática de marketing, de criar percepção positiva com base em decisões inócuas (e informações distorcidas), é polêmica; mas é o que tem sustentado o governador Jorginho Mello, com alto nível de satisfação. Com uma grande máquina de criar fatos, o governador chega com sua mensagem de forma rápida, a todo tempo e a quase todos, enquanto o contraponto ao seu governo não sai de uma bolha minúscula.

A prefeita Carmen Zanotto tem, ao meu ver, replicado o mesmo formato. Mas esquece de um detalhe importante: não dá pra viver de estética o governo todo, numa cidade de 170 mil habitantes; logo, a oposição ganha corpo, derruba a narrativa e, pior ainda, descredibiliza a imprensa local, apenas mostrando a verdade das ruas.

As pessoas já perceberam e dizem: é mais foto e vídeo do que resultado. A tendência para 2026, ano político, é de pouco investimento e desgaste natural do governo, de uma prefeita que trabalha muito e gira em espiral. A impressão é de um motor barulhento, em alta rotação, mas que não sai do lugar.

Editorial – Coluna Jean Carlo Lima, no SC em Pauta. Este texto expressa a interpretação e o posicionamento editorial do colunista sobre os fatos narrados acima.