Embaixador da Grécia visita Alesc para fortalecer cooperação com Santa Catarina

Uma comitiva liderada pelo embaixador da Grécia no Brasil, Ioannis Tzovas Mourouzis, esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (4). O grupo foi recebido pelo deputado Mário Motta (PSD) em uma reunião institucional com o objetivo de estreitar a cooperação entre o Estado e o país europeu. O encontro também contou com representantes da comunidade helênica e de instituições religiosas ligadas à Igreja Ortodoxa Grega.
Participaram da agenda o presidente da Associação Helênica de Santa Catarina, Andréas Evagelos Karabalis, o bispo auxiliar Dom Irineu de Tropaion e o reitor das paróquias São Nicolau e São João, padre André de Esperandio. Durante a conversa, Motta destacou a relevância histórica da presença grega em Florianópolis, cidade que abriga a primeira comunidade helênica do Brasil e da América Latina, além de ressaltar a conexão simbólica entre o nome do Estado e Santa Catarina de Alexandria.
A comitiva apresentou propostas de valorização cultural, entre elas a realização das celebrações do Dia do Imigrante Grego, em 21 de setembro, e do Dia de Santa Catarina, em 25 de novembro. O deputado afirmou que pretende apoiar a inclusão desses eventos no calendário oficial do Estado a partir de 2026 e avaliar a possibilidade de transformar o Dia de Santa Catarina em feriado estadual. Para o embaixador Mourouzis, a iniciativa reforça a relação histórica entre a Grécia e Santa Catarina.
Segundo Andréas Karabalis, cerca de 20 famílias de descendentes de gregos vivem atualmente em Florianópolis, que também registra figuras históricas de origem helênica, como o ex-governador Jorge Lacerda. Para ele, a visita do embaixador contribui para fortalecer os vínculos culturais e reforçar a identidade da comunidade grega presente no Estado.



