Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Foto: Divulgação. Seminário do PT em Joinville

O ex-prefeito e ex-deputado federal Carlito Merss (PT) garantiu à coluna que está à disposição de seu partido para concorrer em 2026. “Já sinalizei que pode ser tanto a suplente do senado, vice-governador ou deputado federal”, acrescentou. No seminário realizado pelo Diretório Regional do PT, o ex-prefeito continuou trabalhando nos bastidores para que o diretório de Joinville lance candidaturas únicas à Câmara Federal e a deputado estadual. “Não podemos cometer o erro do MDB em outras eleições, que lançaram muitos candidatos”. Em 2002, o PT local elegeu Carlito deputado federal e os vereadores Francisco de Assis e Dentinho à Assembleia Legislativa. Hoje a realidade é outra. A pré-candidatura da vereadora Vanessa Rosa é consenso no diretório, mas pode surgir a da ex-vereadora e primeira suplente Ana Lúcia Martins.   

Foto. Reprodução/ redes sociais

Homenagem a João Schmidt

Presidente nacional do PT e ex-ministro Edinho Silva esteve no encontro regional do PT em Joinville e participou junto com Décio Lima de uma homenagem ao primeiro candidato a prefeito de Joinville pelo PT, João Schmidt, 93 anos.  

Parque Nacional resultará em desapropriações

Lembrando que teve acesso ao projeto da criação do Parque Nacional que vem sendo coordenado pela Fundação Chico Mendes e com aval de Brasília, o deputado estadual Anselmo Cadorin (NOVO) garante que haverá “desapropriações” e “restrições de uso da terra” nesta área que abrange parte dos municípios de Joinville, Campo Alegre (outros municípios paranaenses da divisa) e metade do território de Garuva.

Voos de observação

Moradores de Garuva informaram ao gabinete do deputado joinvilense que já viram sobrevoos de baixa altitude para mapeamento da região e a entrada sem permissão de equipes de técnicos federais em suas propriedades. O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Joinville,Diego Machado (PSD), anunciou que no projeto há uma área para realocação de comunidades indígenas.

Tupy extingue vice-presidência estatutária

Justificando como “otimização de custos”, a Tupy revelou que extinguiu o cargo de vice-presidência de relações institucionais e sustentabilidade. A medida foi aprovada pelo Conselho de Administração, que não conta mais com os dois ministros do Governo Federal. As funções foram assumidas pelo diretor-presidente. 

Assassino confesso deverá enfrentar júri popular

A 36ª Promotoria de Justiça requereu que o denunciado da morte da joinvilense Catarina Kasten, seja submetido ao Tribunal do Júri. O gaúcho Giovane Correia Maia, 21 anos, é réu confesso do estupro seguido de morte por estrangulamento. O crime aconteceu em 21 de novembro nas proximidades da trilha da Praia do Matadeiro, em Florianópolis.

Passagens compradas

Um amigo da família revelou à coluna que Catarina e sua mãe tinham comprado as passagens para visitar a irmã mais velha que mora na Escandinávia. A joinvilense morava há anos na Capital, onde se formou em Letras na UFSC.

Câmara de Vereadores com segurança armada

Os vereadores de São Bento do Sul terão segurança armada e desarmada a partir do próximo ano. Uma licitação marcada para dia 8 deste mês vai divulgar a empresa vencedora de um contrato de R$ 390 mil anuais.

Primeira escola Cívico-Militar

Uma audiência pública na Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul concluiu o processo de instalação da primeira Escola Cívico-Militar no município. A partir de 2026, o Colégio Frederico Fendrich no bairro Serra Alta receberá os alunos fardados que chegarão a 300 nos últimos anos das 5ª e 9ª series. O deputado estadual Marcos Rosa – incentivador de novas escolas desta modalidade junto ao Governo Estadual – coordenou a audiência que contou com mais de 50 pessoas, segundo o jornal A Gazeta.    

A importância das câmeras de segurança

Uma quadrilha que arrombou uma agência bancária de uma cooperativa de crédito em Schroeder no último domingo à tarde foi presa em Joinville. As câmeras e segurança da pequena cidade registraram o veículo e a Polícia Militar alertou as unidades da região. Todos foram presos em flagrante menos de uma hora depois.

Curtas

– Como a provável entrada de Carlito Merss (PT), subiu para sete os candidatos à Câmara Federal pela região de Joinville: Zé Trovão (PL), Sargento Lima (PL), Rodrigo Coelho (MDB), Rejane Gambin (NOVO), Coronel Armando e Darci de Matos (Republicanos).

– Em 2022, a região elegeu apenas Zé Trovão, que mesmo assim foi o quinto colocado em Joinville com 19.383 votos (6,17%).

– A segunda maior votação (delegada Tânia Harada) e a quarta (radialista Hélber Sá) desistiram da política.

Fale com o colunista pelo WhatsApp (47) 999644082

Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com.br