Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

“Não somos reféns de ninguém e não seremos trocados por articulação”, afirma Chiodini – Imagem: Rede Social

A fala do governador Jorginho Mello (PL) na segunda-feira, durante o jantar com a Federação União Progressista, de que o seu vice pode ser do MDB ou do PSD, parece ter mexido com os brios dos emedebistas. Na coluna de ontem, divulguei a rápida conversa que tive com o deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), na Assembleia Legislativa, quando ele afirmou categoricamente que, caso ocorra algo fora do combinado, o MDB lançará candidatura própria ao Governo do Estado. “Sem candidato na majoritária nós não ficaremos”, afirmou.

Vale lembrar que não é a primeira vez que Jorginho revela o seu interesse em ter os pessedistas em sua chapa como vice. Conforme informei com exclusividade, na conversa que teve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, no dia 22 de outubro, o governador afirmou categoricamente que está tentando, para vice, o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD). A fala foi uma resposta à pergunta de Bolsonaro sobre se a deputada federal Carol De Toni (PL) poderia ser a vice — possibilidade rechaçada pelo líder do PL de Santa Catarina.

Ontem foi a vez do presidente estadual dos emedebistas, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, se manifestar. Liguei para ele no final da noite. Ao ser questionado sobre a fala de Jorginho a respeito do vice, respondeu que vê os movimentos de Jorginho Mello como uma forma de tentar esvaziar a candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), ao Governo do Estado.

Chiodini entende que o governador sonha com o PSD e com outros partidos para tentar uma eleição morro abaixo, mas que falta combinar com os russos. “O Jorginho está sendo enganado por uma turma que diz que o PSD irá com ele, como Paulinho Bornhausen e Topázio (Neto). O PSD não irá com ele. É meia dúzia de caras que não têm influência nenhuma. Não adianta querer negociar com o porteiro. E o João é muito claramente candidato a governador”, afirmou.

O presidente do MDB foi além ao dizer que o seu partido não será refém de ninguém. “O MDB está tranquilo. Não perdeu nenhum prefeito, e o partido estará na majoritária de qualquer forma. Estamos de sangue doce, sem estresse, sem confusão. Unidos como nunca estivemos”, destacou. Quanto aos movimentos do governador, ele entende que poderia dar um xeque-mate em Rodrigues para que dispute ao Senado pela sua chapa. “Isso seria um strike, acabaria com essa folia toda, de Carol (De Toni) e Esperidião (Amin), mas o João não quer. E eu reconheço que ele tem uma candidatura viável ao governo”, avalia Chiodini.

Em uma análise sobre a situação do PSD no estado, o presidente do MDB avalia que não será possível a Rodrigues renunciar à candidatura ao governo, porque isso faria com que o PSD perdesse força na eleição estadual. “A força está no João. A única saída do PSD é ter candidato — e que é viável”, ressaltou, lembrando que faz a avaliação independentemente das críticas feitas pelo prefeito de Chapecó ao seu partido. “O João fez umas falas infelizes quanto ao MDB, mas ele parou. Se arrependeu”, disse Chiodini.

Outro ponto que chamou a atenção foi quando Carlos Chiodini disse que o MDB e o PSD têm comando, ao contrário do PL. A afirmação foi em razão da crise enfrentada no Partido Liberal, a qual, segundo ele, o governador terá que administrar para não prejudicar o seu projeto eleitoral.

Força do MDB

Seguindo a mesma linha do deputado estadual Mauro De Nadal, o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, afirmou que o partido cobrará do governador Jorginho Mello (PL) que mantenha o combinado, deixando claro que, se não for mantida a palavra, o partido seguirá o seu próprio rumo. Disse que o MDB está montando as suas chapas proporcional e majoritária, e que, se precisar, terá candidato ao Governo do Estado. “Vamos unir os nossos 1,6 milhão de votos a prefeito, a nossa grande base, e vamos ter candidato. Não somos reféns de ninguém e não seremos trocados por articulação”, garantiu.

É a volta do MDB?

As manifestações de Mauro De Nadal e Carlos Chiodini podem servir como combustível para a militância emedebista, que estava saudosa do velho MDB. Quando deixam claro que não serão passivos às vontades do governador Jorginho Mello (PL), Chiodini e Nadal dão um recado claro não somente ao governador, mas também à sua militância, de que não permitirão que o maior partido do estado seja defenestrado pela conveniência eleitoral de Jorginho. Força o partido tem, se quiser disputar a eleição com candidatura própria. Mesmo que não tenha se preparado para tal, o fato é que o MDB tem lideranças com musculatura e uma militância ávida por um 15 que há algum tempo não é visto no cenário político do estado. A conferir os próximos capítulos.

Silêncio

A deputada federal Carol de Toni (PL) resolveu se calar e não se manifestará sobre as falas do governador Jorginho Mello (PL) a seu respeito durante o jantar com a Federação União Progressista. O governador, mais uma vez, tirou a parlamentar do projeto do PL ao Senado. Familiares e pessoas próximas a ela também não querem falar. Porém, tive acesso à informação de que a definição sobre o futuro da parlamentar não passará de dezembro e de que as falas de Jorginho durante o jantar foram desrespeitosas.

Análise ao vivo

Assista ao SCemPauta no Ar, às 10h. Os assuntos da coluna estarão em destaque no programa apresentado pela jornalista Adriane Werlang, com os meus comentários. Bastidores, análises e denúncias no SCemPauta no Ar, que você acompanha aqui no site ou em nossos perfis oficiais no Instagram, YouTube, Facebook e X.

Desmoralização nacional?

Imposição de Carlos Bolsonaro desmoraliza Jorginho Mello – Imagem: Rede Social

O jornalista Ricardo Noblat escreveu em sua coluna no site Metrópoles sobre a pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina, imposta pelo vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL): “Não satisfeito em ser um paraquedista em território alheio, Carlos ainda quer ditar a segunda vaga da chapa, vetando aliados históricos locais em favor de bolsonaristas raiz. É a desmoralização completa do governador. A ‘Primeira Família’ age como se os estados fossem capitanias hereditárias de seu pai. Para eles, governadores eleitos são meros gerentes que devem obediência ao dono da marca. Resta saber até quando Tarcísio e Jorginho aceitarão engolir a seco os caprichos de uma prole que, sem o sobrenome do pai, teria dificuldades em se eleger para síndico de prédio.”

Tucanos

Deputado catarinense foi reconduzido à vice-presidência nacional – Imagem: Divulgação

O deputado estadual Marcos Vieira foi reeleito para o cargo de vice-presidente nacional do PSDB. No mesmo evento, ontem, em Brasília, o deputado federal Aécio Neves foi eleito para a presidência nacional. “Fomos, por mais um mandato, eleitos vice-presidente nacional do PSDB, colocando Santa Catarina mais uma vez no comando da sigla em nível nacional. Obrigado às tucanas e tucanos de Santa Catarina que nos apoiaram e apoiam nessa liderança”, afirmou Vieira. Também representaram Santa Catarina no evento a ex-prefeita Sônia Vedovatto, presidente estadual do PSDB Mulher; e o ex-deputado estadual e secretário-geral no estado, Gilmar Knaesel.

Berlanda

Deputado Nilso Berlanda deixa o PL para se filiar ao PSD – Imagem: Agência Alesc

Hoje à noite, o PSD realizará um evento em Curitibanos. No encontro regional, que acontecerá no ginásio da Apae às 18h55, além de reunir lideranças pessedistas, terá também a primeira aparição do deputado estadual Nilso Berlanda falando abertamente que se filiará ao PSD na janela para a troca de partido. A presença de lideranças como o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, demais deputados do partido e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, pré-candidato ao Governo do Estado, estão confirmadas.

Alerta

Alguns acontecimentos em Santa Catarina começam a levantar dúvidas sobre estarmos em um estado em que a democracia é apenas uma fachada. A começar pelo suposto uso político da polícia pelo Governo do Estado. A sociedade deve estar atenta.

CPI do Esgoto

O secretário de Estado da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, solicitou o adiamento de sua oitiva na CPI do Esgoto. Ele foi convocado pela Câmara de Vereadores na condição de ex-prefeito de Blumenau. Pediu para que sua ida fosse reagendada para o próximo dia 9 de dezembro, às 10h. No ofício, Hildebrandt informou que estará em José Boiteux na data marcada para a oitiva, cumprindo agenda com a comunidade indígena e com o prefeito Geovani Lunelli (MDB).

Outra convocação

A CPI do Esgoto de Blumenau aprovou a convocação do gerente de Esgoto Sanitário do Samae, Humberto Pereira da Silva. Ele será ouvido no próximo dia 8 de dezembro, às 10h. Responderá às dúvidas dos vereadores sobre a rede executada nos convênios Funasa e PAV, o que foi entregue à concessionária e o estado atual dos trechos construídos. A CPI também aprovou novos pedidos de informação ao Samae, solicitando documentos e esclarecimentos sobre os convênios. As solicitações foram motivadas pelo depoimento da Funasa na última reunião, quando representantes afirmaram que apenas quatro quilômetros de rede deixaram de ser concluídos — número que difere das justificativas apresentadas ao longo dos anos para aditivos contratuais.

Servidores são pressionados

Sintespe colocou uma faixa de protesto na Ponte Hercílio Luz – Imagem: Divulgação

Servidores estaduais dos órgãos ligados ao Sintespe, que atuam na Fundação Catarinense de Educação Especial, procuraram a coluna para relatar que estão sendo ameaçados de retaliação caso protestem na próxima quarta-feira, quando o governador Jorginho Mello (PL) participará da inauguração do prédio de atendimento e ensino especializado da Fundação Catarinense de Educação Especial. Eles cobram isonomia salarial e o fim do que chamam de exclusão histórica, que, segundo a categoria, os manteve fora de gratificações e reajustes por mais de uma década.

Possíveis represálias

Os relatos são de que a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Leite, estaria pressionando servidores e até mesmo a presidente do Sintespe, Marlete Gonzaga, que não teriam acatado a ordem de cancelar o protesto durante o evento. O jurídico do Sintespe recebeu diversas reclamações de um suposto assédio que estaria sendo feito por Jeane. “Ela está prometendo represálias aos servidores que participarem do ato. Além disso, servidores teriam sido avisados de que poderão ser barrados na entrada do prédio, caso estejam dispostos a manter o protesto”, relatou uma fonte. As manifestações estão mantidas, segundo o Sintespe. Com a palavra, a presidente da FCEE.

No Republicanos

Lucas Neves deve se juntar a Carmen Zanotto no Republicanos – Imagem: Divulgação

Corre a informação nos bastidores de que o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) está praticamente acertado para se filiar ao Republicanos. Com a saída dele e do deputado Camilo Martins, que irá para o PL, a bancada do Podemos na Alesc se limitará a uma cadeira, ocupada pela deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha.

Aeroporto do Sul

Aeroporto será remodelado para ampliar a oferta de voos – Imagem: Kênia Pacheco

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e a Prefeitura de Forquilhinha apresentaram ontem o projeto de revitalização do saguão do Aeroporto Diomício Freitas. As obras, estimadas em R$ 30 milhões, devem começar no próximo ano, após licitação prevista para março. O novo terminal terá arquitetura inspirada no enxaimel, café com vista para a pista, áreas administrativas reorganizadas e melhorias no acesso, incluindo rotatória temática, estacionamento ampliado e pontos de recarga elétrica. Segundo prefeitos da região, a modernização devolve à microrregião a capacidade de operar voos comerciais.

Estação meteorológica

O Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha, já recebe outras melhorias paralelas à revitalização do saguão. A nova estação meteorológica aguarda aval da Anac para entrar em operação, enquanto a sede do Saer/Sara Sul está em construção. Equipamentos técnicos de aviação também estão sendo instalados, complementando o investimento iniciado com a recuperação da pista realizada pelo Governo do Estado.

Angeloni na Praia Brava

Novo Angeloni se instalará em novo empreendimento na Praia Brava – Imagem: Divulgação

O Angeloni anunciou a instalação de uma nova unidade na Praia Brava, em Florianópolis, reforçando sua presença no Norte da Ilha. A loja, que funcionará durante a temporada de dezembro a fevereiro, terá cerca de 500 m² e será integrada ao empreendimento D/Verse, da Dimas Construções. Com funcionamento pensado para atender moradores e visitantes, o espaço promete praticidade, conveniência e o padrão de qualidade que marca os 67 anos de história da rede. Segundo o diretor-presidente José Augusto Fretta, expandir para a Praia Brava reafirma o compromisso do Angeloni em acompanhar o estilo de vida das comunidades onde atua.

Rooftop inédito na Praia Brava

O D/Verse, empreendimento que abrigará a nova unidade do Angeloni, trará o primeiro residencial com rooftop da Praia Brava, seguindo o conceito “pé na areia” da Dimas Construções. O projeto terá infraestrutura completa de lazer, com piscinas, academias, áreas gourmet, espaços de convivência e serviços como concierge, home services e beach services. A fachada terá assinatura da Methafora Arquitetura, enquanto os interiores serão desenvolvidos pelo Escritório Anastassiadis, reconhecido por projetos de identidade atemporal. Para o CEO da Dimas, Daniel Dimas, a parceria com o Angeloni contribui para qualificar a região e reforça a proposta de um urbanismo voltado para as pessoas.