Contratações temporárias devem crescer no Natal e no verão em SC, indica pesquisa da Fecomércio
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Um levantamento da Fecomércio de Santa Catarina indica que 35,8% das empresas varejistas do Estado planejam contratar trabalhadores temporários para atender à demanda adicional do Natal e da temporada de verão. Entre essas empresas, 77% consideram a possibilidade de efetivar parte dos contratados.
De acordo com o estudo, o setor terciário prevê a contratação média de quatro profissionais temporários, com contratos que variam de três a cinco meses. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destaca que hotéis e pousadas devem liderar a oferta de vagas, com média de 13 contratações adicionais, seguidos pelos supermercados e mercados, com média de 11,7.
Segundo Dagnoni, os dados apontam expectativas positivas para as vendas de fim de ano e para o movimento turístico no litoral catarinense, impulsionado pela presença de visitantes estrangeiros.
As funções temporárias mais procuradas incluem recepcionistas e atendentes, trabalhadores de limpeza e serviços gerais, garçons, barmen, copeiros e atendentes de loja ou operadores de caixa.
Modelos de contratação
As contratações formais predominam, especialmente pelos regimes CLT por prazo determinado (38,0%) e indeterminado (34,2%). Também aparecem modalidades como freelancers e autônomos (21,5%), pessoas jurídicas (2,5%) e aprendizes ou estagiários (0,6%).
Treinamento dos temporários
A maioria das empresas (57,2%) pretende oferecer treinamento interno. Outras 31% realizarão apenas uma orientação inicial, enquanto 3,4% utilizarão cursos externos recomendados pela empresa. Já 6,2% afirmam que não fornecerão capacitação e 2,1% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre 27 de outubro e 13 de novembro de 2025, com 405 empresários de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul, abrangendo setores do comércio e de serviços.



