Empreendedorismo feminino cresce em Santa Catarina e reúne mais de 1,25 milhão de mulheres
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado hoje (19), destaca o avanço da participação das mulheres no comando e no quadro societário de empresas em Santa Catarina. Dados da Junta Comercial do Estado (Jucesc) mostram que o estado registra mais de 1,25 milhão de mulheres empreendedoras, número que vem aumentando nos últimos anos.
As mulheres representam 38,2% dos empreendedores considerando o total de empresas ativas em Santa Catarina. Entre os novos negócios abertos em 2025, essa participação sobe para 40,8%, especialmente entre micro e pequenas empresas. Somente neste ano, quase 140 mil mulheres passaram a integrar o quadro societário ou abriram suas próprias empresas.
As empreendedoras atuam em diversos setores da economia. O comércio e reparação de veículos lidera com cerca de 343 mil mulheres, seguido pela indústria de transformação (158 mil) e por atividades administrativas e serviços complementares (101 mil). Outros segmentos com forte presença feminina incluem alojamento e alimentação, serviços profissionais, saúde, serviços sociais, construção e atividades imobiliárias.
Segundo a vice-presidente da Jucesc, Fabiana Everling, o aumento do número de mulheres empreendedoras contribui para a formalização de atividades, geração de renda e ampliação de empregos no estado.



