Sem aumento de salário para os servidores da Câmara de Vereadores de Itapoá.
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!
Horas antes do Projeto de Lei 29/25 ser pautado – e certamente ser aprovado pela maioria dos vereadores – a 2ª Vara da Comarca de Itapoá deferiu mandado de segurança impetrado por quatro vereadores e suspendeu a sua votação. Daniel Weber (UB), Nei do Kalanga (MDB), Ademar do Valle Filho (MDB) e Márcio de Mello (PSD) argumentaram que a autoria do PL era uma iniciativa de cinco colegas e não de origem da Mesa Diretora, conforme o Regimento Interno da Casa. A juíza Gabriela Garcia Silva Rua suspendeu a “imediata” tramitação do PL e, por consequência, sua votação no mesmo dia.
Aumento de salário para servidores
Como Itapoá tem nove vereadores (3 do MDB e 3 do PL as maiores bancadas) um projeto de lei de autoria de cinco deles é compulsoriamente aprovado por maioria de 5 x 4. Retirando os 9 vereadores, a Câmara de Itapoá tem 23 servidores, sendo 10 efetivos e 13 comissionados.
Prefeito e presidente da Câmara de Vereadores
Jefinho Garcia (MDB) venceu a eleição por mais de 1 mil votos entre os 14.664 válidos e os três vereadores mais votados na eleição de 2024 foram de seu partido. Sem que fosse revelado o motivo, o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores Ivan da Luz (MDB) romperam politicamente e o presidente se uniu à oposição ao prefeito liderada pelos três vereadores do PL. Se o MDB estiver na coligação como o candidato a vice de Jorginho, fica difícil imaginar o MDB e PL no mesmo palanque em Itapoá.
Uma cidade de grande futuro
Itapoá foi um dos municípios que mais cresceram no Brasil em termos populacional e econômico. Tendo a logística portuária e o turismo como pilares, Itapoá assiste o porto privado local crescer a cada ano – em transportes de containers só perde para Santos (SP) – e em breve terá um grande terminal graneleiro da Coamo, ainda em fase de liberação de licenças ambientais. Com o engordamento de três de suas praias – o maior projeto em desenvolvimento na América do Sul – o turismo terá seu potencial econômico dobrado até o verão 2026/27.

Mobilidade: finalmente a duplicação do trecho mais movimentado da Av. Santos Dumont
Com a assinatura da ordem de serviço na semana passada, finalmente a duplicação do último trecho da Avenida Santos Dumont se tornou realidade, além de uma grande rotatória no seu início. Ligando o centro às universidades (Univille e Udesc) e ao aeroporto local, a obra está avaliada em mais de R$ 24 milhões.

Uma festa para mais de 40 mil pessoas
Ao contrário da abertura do Natal de 2021, quando um acidente provocou a queda de 33 pessoas em um desabamento em frente à Prefeitura de Joinville, a primeira noite do evento de 2025 só teve elogios. Mais de 40 mil pessoas acompanharam o show de fogos, espetáculos de canto e dança organizado pelo Instituto Natal Joinville.
Morrendo na praia
Mesmo sendo goleado pelo Figueirense ontem(16) à tarde, o Joinville demonstrou aos donos da futura SAF que conta com uma torcida apaixonada – mesmo com time ruim- e um estádio para mais de 12 mil. A sorte que teve nas decisões contra Criciúma e Blumenau, vencendo nos pênaltis, faltou o JEC: o goleiro falhou bisonhamente no primeiro gol e cometeu um pênalti infantil. A esperança é a SAF em 202
Curtas
– Hoje (17) a partir das 19h30 na Câmara de Vereadores acontecerá a audiência pública para discutir uma possível estadualização do Hospital Municipal São José de Joinville.
– Segundo o vereador Ascendino Batista (PSD), proponente da audiência, o hospital custa R$ 350 milhões por ano ao Município.
– A plataforma Futex será lançada nesta segunda-feira (17) em Joinville. Com a proposta de aproximar atletas aos observadores – inclusive da Europa – o trabalho tem como sócio o joinvilense Bruno Fran
Fale com o colunista pelo WhatsApp (47) 999644082
Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com



