Asfaltamento do Autódromo de Chapecó segue padrões internacionais de alta performance
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A pavimentação dos traçados principal e alternativos do Autódromo Internacional de Chapecó está sendo executada com padrões técnicos especiais, adequados às exigências de corridas de alta velocidade. A obra contempla 4.463 metros de extensão total, sendo 4.004 metros do traçado principal e 459 metros das intersecções que formam três traçados alternativos e uma variante para motos, com largura entre 12 e 15 metros.
Segundo o presidente do Automóvel Clube Chapecó, Valdir Moratelli, o projeto segue especificações diferentes das obras rodoviárias convencionais. O objetivo, segundo ele, é garantir durabilidade e desempenho, evitando futuras intervenções corretivas por parte do clube e da Prefeitura de Chapecó, responsáveis pela implantação do empreendimento. O autódromo deverá ser concluído no segundo trimestre de 2026 e receber competições de motos, carros e caminhões.
A pavimentação é composta por duas camadas principais. A primeira, de concreto asfáltico usinado a quente, tem quatro centímetros de espessura e utiliza material semelhante ao empregado em rodovias, com a função de distribuir esforços e garantir aderência. Já a segunda camada será feita com SMA (Stone Matrix Asphalt), mistura de alto desempenho que oferece maior resistência e durabilidade, adequada ao tráfego intenso e às altas temperaturas geradas pelas corridas.
Equipamento de padrão internacional
Para atender às exigências do projeto, a Construtora Oliveira, responsável pela execução desde setembro de 2023, adquiriu uma pavimentadora especial da marca Dynapac, fabricada na Alemanha. O equipamento está entre os mais modernos do mundo, com sistema sônico de controle de nivelamento e pré-compactação, que garante uniformidade e espessura precisa do pavimento. A mesa de espalhamento do modelo permite atuação em larguras de seis a dez metros.
O diretor da empresa, engenheiro Alcyone de Oliveira, explica que, embora o princípio de asfaltamento de autódromos e rodovias seja semelhante, o nível de precisão e controle técnico é muito mais rigoroso. “É fundamental a integração entre todas as etapas — do projeto à execução —, com ensaios de laboratório, mão de obra qualificada e equipamentos compatíveis”, destaca.
Novo marco para o automobilismo catarinense
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou que o autódromo será o primeiro do Estado com pista asfaltada, posicionando Santa Catarina no cenário nacional do automobilismo. “A parceria com o Automóvel Clube vai proporcionar uma das melhores estruturas do país. O autódromo poderá receber competições nacionais e internacionais, com exceção da Fórmula 1”, afirmou.
Rodrigues destacou ainda o impacto econômico e turístico do empreendimento. “O Automóvel Clube será uma nova matriz econômica para Chapecó, movimentando serviços, hotéis e restaurantes. Também vai fortalecer o turismo no Vale do Rio Uruguai, atraindo visitantes e investimentos”, completou.



