PM recupera 63 Hilux e similares em Joinville. Número é maior do que as furtadas
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Levantamento do Comando da 5ª Região Militar revela que foram recuperados mais veículos furtados do que os furtados em Joinville neste ano, garantiu o Coronel Iagã Cota, comandante da 5ª. Região Militar. Durante entrevista ao programa Encontro com a Imprensa na TVBE/Joinville, produzido e apresentado pelo colunista, ele revelou que “parte” destes SUV e picapes foi furtada na região de Balneário Camboriú e Itapema. “Ao considerar um valor médio de R$ 160mil por veículo, temos um patrimônio recuperado avaliado em mais de R$ 10 milhões que foram devolvidos aos seus respectivos proprietários, graças a uma ação integrada das Forças de Segurança, através de inteligência e monitoramento”, acrescentou.

Média de oito acidentes de trânsito com vítima por dia
Joinville tem o trânsito mais violento de Santa Catarina. Segundo o comandante da 5ª. Região da Polícia Militar, com sede em Joinville, em setembro aconteceu 249 boletins de ocorrência de trânsito com vítima, uma média preocupante de 8,3 por dia. Aí reside o motivo da alta ocupação de leitos na UTI do Hospital Municipal São José, o único vocacionado em traumatologia da região. O levantamento da 5ª. Região da PMSC comprova a necessidade de mais medidas de segurança no trânsito, como radares controladores de velocidade e fiscalização por parte da Guarda Municipal.
Média de ocorrências diminuí
Com exceção de casos de violência doméstica (contra a qual não há como as autoridades policiais evitarem), que em 2025 foram de 1.974, um aumento de 18% em relação ao ano passado, outras ocorrências tiveram uma considerável redução, revela outra estatística da Polícia Militar (BI PMSC ACI). Os veículos recuperados foram 342, aumento de 18%. Os roubos em geral tiveram uma queda de 21% e as mortes violentas consumadas diminuíram 28% em relação a 2024. Somente neste ano, a Polícia Militar prendeu 2.387 pessoas, um aumento de 16%. A estatística não mosta, mas certamente a maioria foi de furtos, roubos e tráfico de drogas.

Mais câmeras de segurança com identificação facial
Ex-responsável pela área de tecnologia da PMSC antes de assumir o novo cargo em Joinville, Coronel Cota confirmou que Joinville será contemplada com câmeras de segurança do “Projeto Bem-te-vi”, que segundo ele está em fase de estudos para potencializá-lo em todo o Estado. Serão mais Câmeras de reconhecimento facial para Joinville.

Uma cidade vigiada 24 horas
A Secretaria de Proteção Civil da Prefeitura de Joinville está implantando o projeto “Smart Ville”, inspirado no “Smart Sampa”, que irá instalar mais de 300 câmeras de reconhecimento facial no município. Recentemente, o diretor da SEPROT Paulo Manoel de Souza revelou na Comissão de Proteção Civil da Câmara de Vereadores que duas mil câmeras privadas serão inseridas no sistema, que irão ser interligadas aos semáforos e radares de trânsito. O custo mensal é calculado em 1,5 milhões mensais. Hoje, as ruas de Joinville já contam com 2. 068 câmeras de segurança (sem a tecnologia de reconhecimento facial) e 53 de monitoramento de veículos.
Comparação
Enquanto Joinville (650 mil habitantes) conta com 2.068 câmeras de monitoramento, Aparecida de Goiânia tinha 3,2 mil delas em fevereiro do ano passado, conforme registrou o portal da prefeitura da segunda maior de Goiás, que tem 551 mil habitantes, segundo projeção do IBGE em 2024.

Correção
Na nota anterior da coluna sobre o fechamento da fábrica Kromberg & Schubert em Mafra, foi publicado que o prefeito de Mafra da época (2017) era Emerson Mass. Na verdade, o prefeito presente na solenidade foi Wellington Roberto Bielecki, que um ano antes (2016) tinha sido reeleito com uma das maiores vitórias de um candidato em Mafra: obteve 88,19% dos votos contra os 11,81% de Carlinhos da Farmácia (PT), coincidentemente pai de Roberto Scholze (PT), que o havia derrotado em 2012 por 14.623 votos contra os seus 14.280.
Segundo lugar assumiu
Eleito com 26 anos, o então estudante de direito e filho do ex-prefeito Carlinhos da Farmácia teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores em junho de 2015 por nepotismo e fraudes. Segundo a Ação Civil Pública, o jovem prefeito Scholze teria empregado a própria mãe como secretária municipal de da Criança e Ação Social e sua madrasta como secretária de Obras. O segundo colocado na eleição de 2012 Wellington Bielecki foi eleito prefeito em eleição indireta pelos vereadores por unanimidade em 2016.
Fale com o colunista pelo whatsApp (47) 999644082
Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com



