Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Detran enfrenta a maior crise de sua história em Santa Catarina – Imagem: Detran

Ontem, um nome ligado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outro com relação com o órgão até pouco tempo atrás foram exonerados de cargos do Governo do Estado. O primeiro foi o coronel Ricardo Alves da Silva, que ocupava o cargo de vice-presidente. A saída ocorreu a pedido do novo presidente, que pretende formar sua própria equipe de trabalho. Importante destacar que não há qualquer menção a Ricardo nas denúncias que envolvem o órgão.

Já o segundo nome exonerado do governo, Misael Canuto, foi afastado em meio a suspeitas que estão sendo apuradas. Canuto é aliado de longa data do atual secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, com quem trabalhou por vários anos — foi chefe de gabinete no Detran e, mais recentemente, assessorava Nunes na Casa Civil. Fontes do governo afirmam que o nome de Misael tem sido citado em questões delicadas relacionadas ao Detran, ainda sob apuração.

Em defesa do assessor, Kennedy Nunes declarou há alguns dias à coluna que Misael é vítima de perseguição por exigir que servidores cumprissem suas funções. Contudo, outra fonte nega essa versão e aponta que vazamentos de informações sobre o ex-chefe de gabinete teriam provocado graves problemas internos, gerando temor de que o escândalo do Detran acabe contaminando outros setores da administração estadual.

Para entender a origem das suspeitas, é preciso voltar ao último dia 9, quando a coluna revelou, com exclusividade, que a corregedoria do Detran apurava possível direcionamento na confecção de placas veiculares. A investigação mirou no planejamento para a instalação de quiosques em shoppings e centros comerciais — que sempre ficariam a poucos passos das agências do órgão.

O primeiro quiosque foi inaugurado no Shopping Itaguaçu, operado pela empresa Tecnoauto. Um segundo, em Criciúma, chegou a ser montado, mas teve a instalação cancelada após ação da corregedoria. As suspeitas apontam irregularidades legais e suposto favorecimento à Tecnoauto. O caso foi investigado pela então corregedora, delegada Fedra Konell da Silva, que instaurou um procedimento de apuração logo após a posse do general Ricardo Aversa na presidência. Fontes afirmam que Fedra foi exonerada por sua atuação firme contra supostas irregularidades e que ela chegou a solicitar ao então presidente Kennedy Nunes a suspensão das atividades da Tecnoauto, mas não foi atendida.

Durante a fiscalização do quiosque da Tecnoauto no Itaguaçu, conduzida por Fedra, a empresa foi obrigada a apresentar documentação ao Detran. Na defesa, o advogado Jardel Soares Luciano, que se tornou sócio-administrador, anexou uma declaração da M4 Store Ltda., atestando que o quiosque estava apto a operar por cumprir com a exigência de ter um circuito fechado de TV.

A corregedoria, no entanto, constatou que não havia câmeras no local e uma situação que foi considerada grave: a M4 Store pertence a Misael Canuto e a seu filho, Misael Gonçalves Canuto Júnior. Isso levantou o temor de que os serviços de instalação e manutenção de câmeras pudessem ser direcionados à empresa em futuros quiosques credenciados. Uma diligência da corregedoria ao endereço da M4, em Balneário Camboriú, constatou que o local era um edifício residencial. Segundo relatório assinado pelo técnico Josué Elias Pereira e pela agente policial Ana Lúcia Pereira, moradores e comerciantes próximos informaram não existir nenhuma atividade comercial no endereço. “A zeladora e o porteiro que se encontravam no prédio informaram que desconhecem que haja tal empresa. Comerciantes em torno do edifício também confirmaram que não há qualquer movimentação ou atividade comercial da empresa M4 Store”, escreveram no documento entregue à corregedoria.

No último fim de semana, conforme divulgado pela coluna, a Tecnoauto foi descredenciada pelo Detran e obrigada a encerrar suas atividades no Shopping Itaguaçu. O caso, que já provocou exonerações e desgaste político, segue sendo acompanhado de perto por integrantes do governo, preocupados com os desdobramentos das investigações.

A coluna já tentou por algumas vezes contato com Misael Canuto, mas não obteve retorno. O espaço também está aberto para seu filho e sócio na M4 Store e, mais uma vez, ao secretário Kennedy Nunes.

Empresário se manifesta

Quiosque no Itaguaçu pertence a Jardel Luciano – Imagem: Marcelo Lula

O advogado Jardel Soares Luciano, quando procurado, defendeu o modelo do negócio e informou que foi apresentado à ideia pela empresária Cristiane Campana, dona da Hills Brasil, empresa que vende insumos e tecnologia para estampadores de placas. “A gente se conhecia dos eventos do Detran. Ela me apresentou a ideia porque era uma forma de ela expandir, e expandir a gama de fornecedores. Ela também vendia tecnologia das prensas e apresentou um modelo de negócio. É claro que ganharia um valor agregado nos produtos. Eu comprei um modelo pronto e só credenciei”, relatou ao falar do quiosque. Ele informou que a empresa está em processo de venda.

Cristiane defende

A empresária Cristiane Campana, dona da Hills Brasil, fez uma defesa do modelo de quiosque, o qual entende ser uma modernização que dará mais autonomia a quem precisar dos serviços do Detran, incluindo a questão das placas. Ela revelou ser a autora da ideia dos quiosques nos shoppings e nega que tenha havido qualquer favorecimento. Cristiane aponta o MundoCar, na BR-101, como um lugar onde há o Detran e vários serviços agregados num mesmo ambiente. A empresária admite que prestou toda assistência a Jardel, entregando o modelo pronto, inclusive os insumos. Quanto ao trabalho da empresa de Misael Canuto, ela entende que não houve qualquer irregularidade.

O que diz o Itaguaçu

A coluna entrou em contato com o Shopping Itaguaçu. Questionado se o empreendimento pode ter mais de uma operação no segmento de placas, o jurídico respondeu que é possível, mas que o shopping não necessariamente quer. A explicação é que, por se tratar de uma operação com nicho muito específico, ter duas operações poderia inviabilizar ambos os quiosques. Além disso, o shopping também levantou a questão do Detran — se permite mais de uma. Esse ponto é importante, e no programa SCemPauta no Ar, a partir das 10h, eu vou explicar o motivo de essa ser uma resposta-chave.

Saída de Ricardo

Coronel Ricardo deve ser realocado para outro setor do governo – Imagem: PMSC

O coronel Ricardo Alves da Silva havia sido indicado para a vice-presidência do Detran pelo MDB. A informação é que o governador Jorginho Mello (PL) falou da necessidade de liberar o espaço e que não houve qualquer arranhão na relação. Silva deve ser indicado para outro setor do governo.

Análise ao vivo

Acompanhe as análises sobre o caso do Detran e os demais temas da coluna de hoje no programa SCemPauta no Ar. Bastidores, denúncias, análises — tudo isso a partir das 10h, aqui no site ou nos perfis oficiais do SCemPauta no YouTube, Instagram, Facebook e X. Apresentação da jornalista Adriane Werlang, com os meus comentários. Contamos com a sua audiência — e de quem mais você convidar!

É hoje

O governador Jorginho Mello (PL) se encontra hoje com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Conforme autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o encontro deverá ocorrer entre 9h e 18h. Há uma expectativa sobre se o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), participará da conversa, já que voltou para Brasília, onde tem ficado boa parte do tempo. A conversa principal será sobre a chapa ao Senado, devido à situação entre Carlos e a deputada federal Caroline de Toni (PL). O governador não quer chapa pura e tem rifado a parlamentar do processo. Jorginho também demonstra preocupação com o fato de o PL ainda não ter uma candidatura à Presidência da República.

Almoço

Um almoço na Assembleia Legislativa reunirá amanhã deputados estaduais da Federação União Progressista, mais o deputado federal Fábio Schiochet, com deputados e demais lideranças do PSD. O pré-candidato ao Governo do Estado, João Rodrigues, também é esperado. A ideia é discutir o cenário estadual e nacional, além de composições. Um deputado me disse que um almoço também será marcado com o governador Jorginho Mello (PL) nos mesmos moldes.

Mudança de rumo?

Paulinha estuda recuo e nova eleição para deputada estadual – Imagem: Rodolfo Espínola / Agência AL

Ontem, fui questionado por um internauta durante o programa SCemPauta no Ar se a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, que preside o Podemos aqui no estado, conseguirá montar nominata para deputada federal. Minha resposta é que a parlamentar não está conseguindo encontrar nomes suficientes e que é muito provável que redirecione seu projeto para mais uma eleição à Assembleia Legislativa.

Apoio?

João Rodrigues deve ter o apoio de Luciano Hang na eleição – Imagem: Divulgação

O empresário Luciano Hang voltou a gravar vídeo ao lado do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). O dono da Havan foi à capital do Oeste para conhecer o projeto de recuperação de pessoas que foram tiradas das ruas e que hoje já estão trabalhando. O que chama atenção no gesto de Hang é a afinidade com Rodrigues, a quem disse conhecer há cerca de 18 anos. Nos bastidores, é dito que o empresário deverá apoiar Rodrigues, que disputará o Governo do Estado.

Outubro Rosa na Alesc

Deputados e servidores se reuniram para uma foto temática – Imagem: Bruno Collaço/Alesc

A Assembleia Legislativa promoveu ontem um ato alusivo ao Outubro Rosa, com deputados e servidores reunidos no hall para foto temática. O presidente Júlio Garcia (PSD) destacou a mobilização pela saúde da mulher e lembrou leis já aprovadas, como a que permite às redes femininas de combate ao câncer acessar recursos do Fundo Estadual da Saúde. “Que bom que a sociedade se une em torno desse tema tão importante para que a gente possa construir uma sociedade mais saudável. Parabéns a todos e todas que estimulam a prevenção”, disse o presidente.

Rumo à greve

Servidores estaduais protestaram ontem na Alesc – Imagem: Divulgação

Os servidores dos setores da gestão do Governo do Estado lotaram ontem, mais uma vez, a Assembleia Legislativa para cobrar do governador Jorginho Mello (PL) que seja cumprida a palavra dada à categoria de que seria implementado um Plano de Cargos e Salários. “Esse plano é essencial para corrigir distorções e valorizar carreiras estratégicas do Estado”, disse o presidente do Sindisea, Daniel Feijó. Segundo ele, um acordo chegou a ser assinado por representantes do governo, incluindo o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, mas não está sendo cumprido. “É um compromisso público, legítimo e registrado”, destacou.

Penduricalhos

O presidente do Sindisea, Daniel Feijó, destaca ainda que o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores dos setores da gestão do Governo do Estado propõe o fim dos penduricalhos, substituindo progressões automáticas por tempo por uma política de mérito e aperfeiçoamento. “Queremos um Estado que incentive o desenvolvimento profissional, que valorize quem se capacita, quem entrega resultados, quem serve com excelência”, afirmou. Entre as categorias estão os servidores da Administração, Comunicação, Gabinete da Vice-Governadora, Secretaria de Articulação Nacional, Iprev, PGE, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Casa Civil e Secretaria de Estado do Planejamento.

Logística

Santa Catarina teve uma taxa de crescimento de 113% no envio de pacotes nacionais neste terceiro trimestre — envolvendo pequenos, médios e grandes negócios — em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse levantamento faz parte da terceira edição do Mapa da Logística, realizado pela Loggi, que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no terceiro trimestre no Brasil. O estado se destacou como vice-líder em quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs), com 14% das remessas — mais que o dobro da participação das grandes marcas (6%). Além disso, foi o que mais cresceu (281%) no primeiro semestre deste ano. De acordo com o levantamento, os empreendedores aumentaram em 22%, em comparação com o segundo trimestre deste ano, o uso de pontos de recebimento de pacotes (do conceito de Pick up and Drop off points — PUDOs), o que evidencia a preferência por opções de coleta que têm mais flexibilidade e geram mais praticidade.

Datas comemorativas

As datas comemorativas, como o Dia dos Pais e o Dia do Cliente, foram impulsionadoras do avanço das vendas e entregas para pequenos negócios, com crescimentos de 94% e 68%, respectivamente. Entre os produtos mais comercializados no período na região Sul do Brasil estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), eletrônicos e informática (3º), serviços financeiros (4º) e itens de livrarias (5º).

Banco de Alimentos

Evento comemorou os quatro anos do Banco de Alimentos – Imagem: Divulgação

Ontem à tarde, ocorreu no auditório da Federação das Indústrias (Fiesc) o evento “BASC 4 anos: Celebrar, Inspirar e Transformar”, que marca um momento histórico para o Banco de Alimentos de Santa Catarina, que completa quatro anos. Entre os convidados, integrantes do Rotary Club de Florianópolis, um dos maiores parceiros da entidade.