Dragagem do canal já foi iniciada. Obra de mais de 300 milhões
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A segunda maior obra no município de Itapoá iniciou no último sábado (a primeira é a construção do porto privado com o nome do município). Na noite de sexta-feira o Ibama autorizou o início da dragagem do canal de acesso aos portos da Baía da Babitonga, um projeto superior a R$ 300 milhões resultado de uma PPP (Participação Público Privada) entre o porto de Itapoá e o governo estadual. O material que será retirado para o aprofundamento do canal será utilizado no “engordamento” de três praias.
Boicote?
As razões ainda não são conhecidas, mas o presidente da Câmara de Vereadores Ivan da Luz (MDB) rompeu com o prefeito Jeferson Garcia, também do MDB. Por coincidência, ultimamente importantes projetos de interesse do município estão sendo retidos na elaboração de pareceres jurídicos. O principal deles envolve um empréstimo junto ao BRDE para duplicação da Avenida José Alves, obra de importância à logística do porto local, já que por ali transitam mais de 5 mil caminhões por dia. A avenida é a principal ligação entre o porto e a SC-416, que está sendo duplicada pelo Estado e que beneficiará diretamente o porto..
PL x MDB
Caso o MDB entre na coligação para reeleger Jorginho Mello (PL), em Itapoá os dois partidos são adversários ferrenhos. O clima recrudesceu após a eleição de Jeferson Garcia (MDB), que derrotou Tiago de Oliveira (PL) em 2024 por 7.669 a 6.037. Além do empréstimo do BRDE, a bancada do PL votou contra o parecer do financiamento de R$ 20 milhões junto ao Banco do Brasil, cujo recurso será investido na contratação de estudos ambientais necessários ao engordamento das praias (R$ 6 milhões) e outros R$ 14 milhões para pavimentação de uma avenida e duas ruas. Na votação dos pareceres de ambos os empréstimos, os vereadores do PL Diego, Jéssica e Marta votaram “não”. O quarto voto foi de Valdecir (Avante).
Estatística
Um vereador dificultar a aprovação de um financiamento para pavimentar três ruas de seu município é inexplicável, ainda mais em Itapoá, onde dos mais de 600 km de ruas apenas 90 deles são pavimentados.

O ex-vereador e empresário do ramo gastronômico na Vila da Glória Wilson Ledoux Batista (Tuta) comemorou aniversário no final de semana na propriedade da família, um dos restaurantes da grife “Zinho Batista”. Entre os convidados estavam três prefeitos: Gordo Jesper (Araquari), Godofredo Moreira (São Francisco do Sul) e Plotino de Bitencourt (Tino). Detalhe: Jasper é do |PSD, Godofredo do MDB e Tino do PP. Tuta pertence à duas famílias mais tradicionais do distrito do Saí (Município de São Francisco do Sul) e é neto de Zinho Batista, pioneiro no ramo de restaurante de frutos do mar na Vila da Glória.

Entre os candidatos de Joinville para 2026, três vereadores que são pré-candidatos à Assembleia Legislativa poderão surpreender seus próprios partidos. Os vereadores Diego Machado (PSD), Wilian Tonezi (PL) e Vanessa Rosa (PT) já estão em campanha. O ex-prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (UB) também deverá surpreender ao ser o primeiro deputado estadual eleito pela região sem ter domicílio eleitoral em Joinville. A novidade poderá ser Eduardo Cesconetto, que ainda não tem partido definido, embora seja filiado do MDB há mais de 15 anos.
Comparação
Há quatro eleições, um candidato a deputado federal pelo MDB da região Oeste esteve em Joinville visitando amigos. Ao encontrar outro candidato de seu partido comentou: “eu levo uma semana para visitar alguns municípios da minha região que juntos têm 30 mil eleitores. Você em Joinville leva um dia para passar por dois bairros com o mesmo número de eleitores”. Esta é a vantagem dos candidatos de Joinville, onde estão aptos para votar mais de 400 mil eleitores.
Blitz no trânsito
Há algum tempo, a Guarda Municipal e os agentes de trânsito passaram a organizar e fazer blitz no trânsito, tarefa antes da Polícia Militar. As barreiras são realizadas durante a noite e quem é parado tem notado a diferença de tratamento, onde predomina o bom senso.
Bom senso
Na noite de sábado, passei por uma blitz na Rua Ministro Calógeras, por volta das 22h30min. Estacionei o carro e fui até lá conversar com um agente de trânsito. Resumo: nem todos os veículos são parados e há um bom senso na operação: só ocupantes suspeitos ou que demonstram estado de embriaguez é ordenado estacionar para o teste de bafômetro. Um radar identifica antes os veículos que estão com documentação atrasada e avisa os agentes.
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