Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Quiosque que confecciona placas em shopping atua praticamente na porta do Detran — Imagem: Marcelo Lula

O SCemPauta teve acesso a uma documentação e a relatos que mostram o que pode ser mais um suposto esquema no Detran. Neste caso, seria de direcionamento para a confecção de placas para veículos. Quiosques seriam instalados em shoppings ou centros comerciais de várias regiões do Estado, sempre em frente ou próximos às agências do Detran existentes nesses locais. Vale destacar que, para a abertura, é necessário passar pelo setor de credenciamento, que acabou sendo questionado por ter concedido a permissão.

O que seria o primeiro quiosque, segundo fontes que conversaram com a coluna, funciona no Shopping Itaguaçu, em São José, a poucos passos do órgão. A Corregedoria do Detran recebeu um ofício em 26 de fevereiro deste ano, enviado pelo delegado Diego Parma, que chegou a ver in loco a existência do quiosque. Ele relata à então corregedora, delegada Fedra da Silva, que “o Detran credenciou, na região de São José e de forma absolutamente irregular, a empresa Tecnoauto Placas”. Parma também destaca que houve um total descumprimento da portaria que determina edital de chamamento público para o credenciamento e adequação de empresas estampadoras de placas de identificação veicular. No final, disse saber que a Corregedoria já estava apurando a situação e pediu acesso integral aos documentos para investigar.

Além de a empresa Tecnoauto não ter atendido à portaria estabelecida para empresas da área que estampam placas — os chamados “plaqueiros” —, segundo constatou a Corregedoria, também chamou a atenção o conflito de interesses, ao ter um quiosque que confecciona placas praticamente em frente à agência do Detran.

Uma fonte relatou que, na época, servidores chegaram a ouvir uma discussão entre o então presidente do órgão, Kennedy Nunes, atual chefe da Casa Civil do governo Jorginho Mello (PL), e Fedra da Silva. “Ela alertou sobre a irregularidade de ter um quiosque naquelas condições, bem em frente à agência do Detran”, relatou. Porém, segundo a fonte, Kennedy teria defendido o modelo, e o assunto, naquele momento, não seguiu adiante. Acontece que, logo depois, Kennedy iria para a Casa Civil, dando lugar ao general Ricardo Aversa.

Com a mudança na presidência do órgão, a então corregedora procurou Aversa para alertar sobre a situação. Ele assinou a portaria para dar início à apuração da irregularidade, mas pediu que Fedra não fizesse nenhuma medida cautelar para fechar o quiosque, situação que criaria um problema para ele. O processo foi aprovado e o trabalho seguiu, havendo, logo na sequência, a exoneração da delegada do cargo de corregedora.

Mesmo sem conseguir impedir a instalação do quiosque no Itaguaçu, o trabalho da Corregedoria provocou um recuo na abertura de unidades em outros shoppings que já contam, ou que passariam a contar, com agências do Detran. No Shopping Criciúma, por exemplo, um espaço a poucos metros da agência já havia sido alugado e estava com a montagem iniciada. No entanto, ao saber que a legalidade da instalação estava sendo questionada, houve o recuo.

Questionado sobre o motivo de o quiosque do Itaguaçu não ter sido fechado, a fonte respondeu que essa decisão cabe exclusivamente à presidência do órgão.

A coluna entrou em contato com a delegada Fedra da Silva. Ela explicou que foi afastada por ordem médica, depois de um longo processo de estresse no trabalho, e que não gostaria de se manifestar a respeito do assunto. Mesmo assim, disse que foi instaurado um processo administrativo para apurar a irregularidade do credenciamento da empresa Tecnoauto, localizada defronte ao Detran no Shopping Itaguaçu. O secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, também foi procurado, mas, até o fechamento da coluna, não respondeu à mensagem enviada. Também seguimos tentando o contato do general Ricardo Aversa. Os donos do quiosque também terão espaço para se manifestar. A cada dia que passa, mais informações aparecem sobre supostas irregularidades no Detran.

Ameaça

Duas fontes procuraram ontem a coluna para informar que uma servidora do Detran, que supostamente teria sido vítima do esquema de rachadinha, foi procurada e sofreu ameaças. Um dos motivos seria a desconfiança de que essa pessoa seria uma das fontes do SCemPauta. A informação passada à coluna é que, por questão de segurança, essa servidora relatou o fato a algumas pessoas próximas, inclusive indicando a suposta autoria.

Nota da coluna

Nós do SCemPauta não abrimos mão do sigilo de nossas fontes. Trata-se de um dever ético e legal do jornalista e do veículo de comunicação preservar e proteger suas fontes. Vale lembrar que a Constituição Federal assegura a nós, jornalistas, a prerrogativa de não sermos obrigados a revelá-las. Por uma questão de justiça e segurança, o que podemos afirmar, neste caso, é que a pessoa em questão não repassou qualquer informação à coluna.

SCemPauta no Ar

Acompanhe os principais assuntos da coluna de forma mais ampliada no programa SCemPauta no Ar, que inicia às 10h. Bastidores, análises, denúncias — tudo o que você precisa saber da política e da economia catarinense. A apresentação é da jornalista Adriane Werlang, com os meus comentários. Assista aqui pelo site ou através dos perfis oficiais do SCemPauta no YouTube, Instagram, Facebook e X.

Exportação

Estado apresenta exportação recorde desde o início da série histórica – Imagem: Jonatã Rocha

Santa Catarina encerrou o mês de setembro com resultados históricos nas exportações de carnes. O Estado exportou 197,7 mil toneladas em carnes de frango, suínos, perus, patos, marrecos, bovinos e outras, totalizando US$ 438,1 milhões em receitas — o maior valor mensal já registrado na série histórica, iniciada em 1997, e o segundo melhor desempenho em quantidade. Na comparação com agosto deste ano, a alta foi de 29,9% na quantidade e de 29,5% no faturamento. Em relação a setembro de 2024, os embarques de carnes cresceram 14% em volume e 13,5% em receita. Os números são divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e sistematizados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

Evento do MDB

Chiodini foi recebido por Temer e pelo ex-deputado Carlos Marun – Imagem: Divulgação

O MDB se prepara para realizar, no próximo dia 25, no Expocentro de Balneário Camboriú, um encontro estadual. O início está marcado para as 9h. Na oportunidade, serão apresentados os pré-candidatos a deputado estadual e federal. Confirmaram presença o ex-presidente Michel Temer, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, e o líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões. O presidente estadual do partido e secretário de Agricultura, Carlos Chiodini, esteve em São Paulo para fazer os convites pessoalmente.

Possível greve

Servidores conversaram com o presidente da Assembleia Júlio Garcia – Imagem: Divulgação

Servidores da Secretaria de Estado da Administração, da Casa Civil, do Gabinete do Governador, do Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Comunicação, da Articulação Nacional, do Iprev e da PGE estiveram ontem na Assembleia Legislativa para conversar com os deputados. Eles acusam o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, de não ter cumprido um acordo firmado com a categoria para criar um plano de cargos e carreiras. Os servidores foram recebidos por alguns deputados, incluindo o presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD). A categoria não descarta a possibilidade de greve.

Vazamento de dados?

Casa foi invadida por criminosos que levaram notebooks – Imagem: Divulgação

A casa onde funciona a perícia dos servidores estaduais em Joinville foi alvo de criminosos que invadiram o local e levaram quatro notebooks da Perícia Médica Estadual. Não é de hoje que os servidores pedem melhores condições de segurança e trabalho. Outras perícias pelo Estado enfrentam problemas, inclusive com a Vigilância Sanitária e falta de acessibilidade. O temor dos servidores, é porque os notebooks levados pelos bandidos são usados para as conferências das perícias, atendimentos médicos e outras informações. “Tem informações médicas que não sabemos na mão de quem estão agora. Se formatarem, menos mal, mas, se ficarem mexendo, podem ver atestados dos servidores”, relatou uma fonte que pediu para não ter o nome divulgado.

Assédio nas escolas 1

Nesta semana, a coluna mostrou que já chegaram a 20 o número de processos disciplinares contra professores e servidores suspeitos de assediar e importunar sexualmente alunos nas escolas públicas da rede estadual. A coluna teve acesso a informações de que mais casos estão aparecendo. A Secretaria de Estado da Educação abriu mais uma sindicância contra um professor, por “suposto envolvimento amoroso” com aluna e “condutas inadequadas com alunas em sala de aula”. Os casos teriam ocorrido na Escola de Educação Básica Miguel Couto, em Schroeder.

Assédio nas escolas 2

Em Guaramirim, um professor também será investigado por uma comissão, por supostos casos que teriam ocorrido nas escolas de Educação Básica Alfredo Zimmermann e São Pedro. O educador teria sido apontado como autor de supostos assédios contra alunas e até mesmo por manter um suposto relacionamento afetivo.

Praia de Itapema

Governador recebe projeto de alargamento da praia — Imagem: Divulgação

O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), esteve em Florianópolis, onde se reuniu com o governador Jorginho Mello (PL) para discutir o projeto de alargamento da faixa de areia. O projeto já possui Licença Ambiental Prévia (LAP), que atestou a viabilidade da obra, mas com diversas condicionantes e exigências técnicas impostas à época. “A LAP foi emitida com várias condicionantes, e nossa equipe vem desde o início do ano cumprindo cada uma delas pra garantir que o projeto avance dentro das normas ambientais. Agora estamos na fase final desse processo e teremos uma reunião com o IMA nos próximos dias pra alinhar os detalhes técnicos e encaminhar a emissão da LAI”, explicou Xepa.

Universidade Gratuita

O governador Jorginho Mello (PL), ao lado da secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, sanciona hoje, às 14h, a lei que altera os programas Universidade Gratuita e o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). A sociedade espera que as medidas aprovadas pela Assembleia Legislativa garantam um maior rigor na concessão das bolsas e também no controle de quem busca ser contemplado.

Efapi do Brasil

Começa amanhã a maior feira multissetorial do Sul do Brasil, em Chapecó. Shows e demais entretenimentos, negócios — tudo isso no parque da Efapi. Para os shows pagos foram vendidos 45 mil ingressos, e as vendas continuam. Também estão na programação, durante os 10 dias de evento, shows gratuitos. A programação pode ser conferida no site: www.efapidobrasil.com.br

Política no Avaí

O Avaí Futebol Clube entra em clima de decisão. Dois projetos distintos disputam o comando do clube: de um lado, Bernardo Pessi, atual presidente do Conselho Deliberativo e candidato pela chapa “Leão Campeão”, defende a continuidade da gestão e mantém o apoio do ex-presidente Júlio Heerdt. Do outro, Gilson Kremer, bancário e conselheiro do Avaí, lidera o movimento “O Avaí é Nosso”, propondo uma mudança de rumo com foco em responsabilidade financeira, profissionalização e autonomia política. A eleição promete debates intensos sobre transparência, governança e o futuro do modelo de gestão — incluindo a possibilidade de adoção da SAF.