Deputados cobram agilidade nas obras da SC-281 e fazem críticas a governos estadual e federal
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Santa Catarina cobraram, nesta terça-feira (7), maior celeridade do governo estadual na execução das obras da SC-281, trecho que liga São Pedro de Alcântara a Angelina. A pavimentação, iniciada há mais de três anos, alcançou apenas 10% de conclusão.
O deputado Mário Motta (PSD) lembrou que, em audiência pública realizada há dois meses, representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) comprometeram-se a executar manutenções emergenciais e concluir sete quilômetros de pavimentação até o fim do ano. Ele afirmou que o prazo para o início dos serviços não foi cumprido e apelou para que as ações sejam executadas imediatamente.
O deputado Marquito (Psol) relacionou o atraso ao programa Estrada Boa e questionou os investimentos. Segundo ele, o governo anunciou repasses de recursos para os municípios de Angelina e São Pedro de Alcântara realizarem a manutenção da via, apesar de o serviço já constar em contrato com a empresa responsável pela obra. O parlamentar informou que levará o caso ao Tribunal de Contas do Estado para análise do contrato.
Críticas ao governo federal
Os deputados também criticaram o governo federal por cortes em investimentos e decisões administrativas. Napoleão Bernardes (PSD) apontou redução de recursos para rodovias federais catarinenses, destacando a BR-470. Ele também se manifestou contra a proposta de emissão de carteira de motorista sem a obrigatoriedade de autoescola.
O deputado Lunelli (MDB) expressou preocupação com o aumento de gastos e programas sociais sem contrapartida de redução de despesas. Já o deputado Junior Cardoso (PRD) criticou a Portaria nº 445/2014, que restringe a captura de espécies ameaçadas, afetando pescadores. O deputado Sargento Lima (PL) também se manifestou, criticando o que chamou de discurso político incitador de violência.
Demais temas
O deputado Neodi Saretta (PT) fez apelo pela contratação de profissionais para a Polícia Científica em Concórdia, destacando a sobrecarga no atendimento médico-legal.
O deputado Alex Brasil (PL) cobrou esclarecimentos do reitor da Udesc sobre denúncias envolvendo a universidade, incluindo edital com cotas para candidatos de outros estados. Já o deputado Jessé Lopes (PL) anunciou que apresentará uma PEC para transformar a instituição em filantrópica.
O deputado Fabiano da Luz (PT) destacou o evento do programa Vereador Mirim, que reuniu mais de mil adolescentes na Alesc, e relatou as principais demandas apresentadas pelos jovens, como melhorias estruturais nas escolas estaduais.
