Joinville é uma cidade segura? Números comprovam que sim
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Estatística mostra números favoráveis
Desde 2023 não é registrado nenhum latrocínio no Município de Joinville. Este é um dos números que demonstram que a maior cidade de Santa Catarina é uma das mais seguras do País – e a partir de 2026 vai ficar ainda mais. Esta semana, autoridades divulgaram uma estatística que comprova que as ocorrências policiais estão diminuindo desde 2022. Os homicídios, por exemplo, diminuíram de 60 em 2022 para 36 no ano passado e até 26 de agosto deste ano (encerramento da estatística) caíram para 20. Lembrando que 90% (ou mais) dos homicídios no Município são cometidos por organizações criminosas na disputa pelo mercado de drogas. O único item da estatística divulgada que preocupa é furto em residência,mesmo registrando uma queda. Em 2022 foram 2.453 e até final de agosto 1.479. A tendência é cair ainda mais nos próximos anos com a ampliação das câmeras de segurança.
Furtos e roubos de veículos
A diferença é que o roubo se configura quando há violência. Uma das razões para que as duas ocorrências tenham diminuído é a ampliação das câmeras de segurança pública e privada. Em 2022 foram furtados 1.249 veículos; no ano passado 758 e até final de agosto deste ano 428. Já em 2022 foram roubados 191 veículos; no ano passado 75 e até 26 de agosto 37.
Furtos e roubos em residência
Embora haja uma diminuição quase geométrica, os números de furtos e roubos em residências preocupam. Em 2022 foram 2.453 registros de furtos em residências, incluindo bicicleta e outros objetos. No ano passado foram 2.378 e até 26 de agosto 1.479. Igualmente houve uma diminuição nos roubos em residências: de 933 em 2022 caiu para 593 no ano passado e até agosto último 307.
Números preocupantes
As duas únicas estatísticas que não diminuíram em Joinville são estupro de vulnerável e feminicídios. Em 2022 foram 125 registros de estupro de vulnerável e no ano passado o número aumentou para 173. Até 26 de agosto de 2025 já foram 73. Quanto ao feminicídio, os números mostram que até 26 de agosto de 2025 foram registrados 22 casos, mesmo número de 2022 e um a mais do que o ano passado.

Segurança nas escolas
O secretário de proteção civil e segurança municipal considera que os números demonstram que as ocorrências em Joinville estão diminuindo e que cairão ainda mais. Paulo Rigo cita duas razões: a licitação que está sendo realizada para contratação de empresa de segurança patrimonial da Prefeitura de Joinville (o contrato está terminando), onde uma das exigências segundo ele é a implantação de câmeras de segurança com reconhecimento facial em todas as escolas da rede municipal e também nos outros prédios públicos.
Projeto de segurança
Recentemente, Paulo Rigo e uma comitiva de mais de 20 pessoas da Prefeitura de Joinville estiveram visitando o projeto Smart Sampa, que incluiu o funcionamento de câmeras de segurança com reconhecimento facial na cidade. Em um dos jogos na Capital, oito procurados foram identificados e presos pelo reconhecimento facial quando tentaram entrar no estádio. “Modestamente, mas o nosso projeto será ainda melhor”, comentou Paulo Rigo. Em razão da burocracia e risco de judicialização, projeta o colunista, a ampliação de mais 300 câmeras de segurança com reconhecimento fácil em vários locais do Município só deverá estar em funcionamento a partir do próximo ano. “São câmeras que podem reconhecer alguém mesmo estando ele de máscara”, garantiu o secretário
Fale com o colunista pelo whatsapp (47)999644082)
Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com
