Projeto “Trato por Laguna” alia atividades lúdicas e educação ambiental em Santa Catarina
Tem novidade no SCemPauta!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O Projeto Trato por Laguna, desenvolvido pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, a CASAN, utiliza atividades interativas para conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto, com foco na preservação ambiental e na saúde pública.
Uma das principais ferramentas do programa é um tabuleiro gigante criado pela educadora ambiental Renata Oliveira, integrante da Rede de Multiplicadores Ambientais da CASAN. No jogo, os participantes assumem o papel de peças vivas e avançam de acordo com o número sorteado em um dado. Cada casa temática propõe desafios, perguntas ou orientações relacionadas a questões ambientais, como economia de água, descarte correto de resíduos e preservação dos ecossistemas.
Segundo a engenheira ambiental Taize Vieira, da JPR Ambiental, empresa responsável pela execução do programa, a atividade tem gerado grande interesse entre estudantes e se mostrado eficaz no processo de aprendizado. O tabuleiro é um dos finalistas de uma premiação que será entregue no Encontro Técnico da CASAN, em Chapecó.
Além das ações educativas, o Trato por Laguna realiza vistorias e oferece orientação técnica gratuita para a correta ligação de imóveis à rede de esgoto da Companhia. Desde 2021, foram vistoriados cerca de 7,1 mil imóveis, dos quais 4,4 mil foram regularizados e 5,5 mil receberam certificação. Atualmente, 1,6 mil imóveis permanecem irregulares.
