Iniciativa em Criciúma será mediada pelo especialista em processos criativos e inovação social, Igor Drudi, no dia 16/07, no Crio (Divulgação)

A Abadeus dá início à construção do V Fórum Internacional de Inovação Social, previsto para abril de 2026, promovendo um encontro que convida representantes do terceiro setor, poder público, universidades e empresas a cocriar soluções para os principais desafios socioeconômicos e ambientais da atualidade. Aberto ao público em geral, o Lab Social será realizado na tarde do dia 16 de julho, no Centro de Inovação de Criciúma (Crio), das 14h às 17h, em uma iniciativa conjunta da Abadeus Centro de Inovação Social, Sebrae/SC e Unesc. A inscrição, gratuita, está disponível no site www.topedindoingressos.com.br/e/lab-social.

Com o tema “Cocriação, inovação e impacto coletivo”, o Lab Social se consolida como uma ferramenta estratégica de escuta ativa e construção colaborativa, voltada ao desenvolvimento de propostas concretas, sustentadas pela inteligência coletiva. Ao longo do encontro, os participantes serão conduzidos por uma dinâmica imersiva liderada pelo especialista em processos criativos e inovação social, Igor Drudi, com foco na geração de resultados aplicáveis e de alto impacto social.

“Será um encontro dinâmico, no qual cada participante assumirá o papel de protagonista no processo de cocriação da próxima edição do V Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus”, afirma Drudi. “Mais do que um workshop, será um espaço para dar voz às ideias, reconhecer as demandas reais do território e transformar desejos em diretrizes, tudo isso por meio de metodologias que estimulam conexões autênticas, visão sistêmica e ação colaborativa”, complementa.

A proposta é impulsionar a transformação social por meio da colaboração entre diferentes setores da sociedade. “Acreditamos que transformar realidades exige mais do que boas ideias. É necessário articular pessoas, instituições e saberes diversos em torno de um objetivo comum. O Lab Social nasce com essa missão: ser um espaço vivo de construção coletiva e preparação para o Fórum”, destaca a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.