Nova subestação em São Francisco do Sul (Divulgação)

Menos de um ano após iniciar a eliminação de uma rocha que há décadas impedia a atracação normal no Porto, São Francisco do Sul recebe hoje (22) outra obra importante: assinatura da ordem de serviço de uma nova subestação e de uma linha de transmissão. Com a presença do governador Jorginho Mello, a solenidade ocorrerá às 9 da manhã no teatro da terceira cidade mais antiga do Brasil. Serão R$ 100 milhões de investimentos da Celesc que aumentarão a capacidade de energia da população e – não menos importante – do ecossistema portuário da Baía da Babitonga, onde estão projetados um terminal graneleiro e um porto privado na Praia do Forte.

Aumento de KW

Atualmente, São Francisco do Sul é abastecida por uma linha de transmissão que parte de Joinville, ligando a subestação de Balneário Barra do Sul e outras duas no município. A nova linha de transmissão vai ter sua capacidade aumentada de 69 kv para 138 KW, garantindo energia para os futuros projetos portuários da Baía da Babitonga. A ampliação desta capacidade elétrica vai garantir mais estabilidade e, por consequência, atrair novos investimentos à região.

Inauguração em 2026

O prazo para execução da obra – duas linhas de transmissão e uma subestação – é de 18 meses, com inauguração prevista para setembro de 2026. Na temporada 25/26, a Celesc vai garantir o abastecimento – como aconteceu na temporada passada – com uma estrutura auxiliar de usina de geração a diesel ao lado da subestação de Ubatuba, que atende a região das praias de São Francisco do Sul.

Críticas

Um dos principais portais de São Francisco do Sul ironizou a presença do governador Jorginho Mello na solenidade de hoje (22) no Teatro Municipal. “Jorginho traz energia …e holofotes”, registrou ontem (21) o Portal São Chico Online. O texto afirma que “depois de anos de promessas vazias, o governador chega com uma comitiva, microfones e uma ordem de serviço de R$ 100 milhões”. Uma crítica injusta e suspeita. Afinal, a atual administração assumiu em janeiro de 2023 e não houve tempo para “anos de promessas vazias”. 

Curtas

– Depois de um longo período, a delegação do JEC vai utilizar o transporte aéreo em uma competição. Vai embarcar para São Paulo e de lá para Passo Fundo (RS).

– Na próxima segunda-feira à noite vai jogar contra o São Luiz em Ijuí (RS), de onde chegará de ônibus vindo de Passo Fundo.

Fale com o colunista pelo whatsaap (47) 999644082