A um clique de você

Entre agora nos grupos de WhatsApp do SCemPauta e receba em primeira mão as notícias que realmente importam — com exclusividade e agilidade. COMPARTILHE OS NOSSOS CONTEÚDOS!

📲 Informações quentes, análises precisas e tudo o que você precisa saber!

💥 O SCemPauta atua com independência, sempre trazendo em primeira mão as principais DENÚNCIAS. Não fique de fora!

❓ Dúvidas? Chama no WhatsApp: (49) 98504-8148

👇 CLIQUE ABAIXO E PARTICIPE AGORA!

SC apresenta grande avanço na produção industrial – Imagem: Fiesc

Santa Catarina fechou o primeiro trimestre de 2025 com o maior avanço na produção industrial entre todos os estados brasileiros. O crescimento foi de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, superando com folga a média nacional, que ficou em 1,9%.

Segundo levantamento do Observatório da Fiesc, o desempenho positivo foi puxado por setores estratégicos. Um dos destaques foi a fabricação de produtos de metal, que registrou alta de 23,8% nos três primeiros meses do ano. O setor foi impulsionado pelo aumento da demanda da construção civil — com o uso de estruturas metálicas em obras — e do agronegócio, que ampliou a produção de silos, graneleiras e galpões.

A economista Camila Morais, do Observatório Fiesc, ressalta que o setor de máquinas e equipamentos também teve papel relevante na expansão da indústria catarinense. O segmento cresceu 21,4% no trimestre. “O bom resultado se deve ao fornecimento para outras indústrias e ao desempenho das exportações, com destaque para os compressores de ar”, afirmou. O setor automotivo também contribuiu para o resultado estadual. A produção de veículos cresceu 14,7% entre janeiro e março, embalada pela recuperação das vendas no mercado nacional e pelo ritmo mais forte da produção no início do ano.

OAB

Uma ala da OAB catarinense estaria pressionando o presidente Juliano Mandelli a inserir cota de gênero para a formação de lista do Quinto Constitucional. A proposta tem recebido resistência de conselheiros que alegam serem as cotas discriminatórias contra as mulheres. Em que pese a necessidade de abrir mais espaços para as mulheres, há uma decisão do TRF-5 dizendo que a OAB não pode criar regras novas sem respeitar a anterioridade, ou seja, qualquer mudança apenas com um ano de antecedência ao processo do Quinto. Ainda, como se não bastasse, circulam nos grupos de WhatsApp mensagens sobre a judicialização do processo por impedimento de alguns possíveis candidatos.

Demora

A demora na publicação do edital do próximo Quinto Constitucional é a maior da história. Já se passaram cinco meses desde o comunicado do Tribunal de Justiça sobre a abertura da vaga de desembargador destinada a advogados. Isso tem gerado desconfiança e incômodo em setores do Judiciário, já que há processos represados. Nesse clima, o Conselho da OAB se reúne no próximo dia 25 para aprovar o edital. Uma outra questão que tem sido colocada é uma possível contestação caso o voto seja secreto.

Reeleito

O ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Fernando Comin, foi reeleito por unanimidade para o Conselho Nacional do Ministério Público. Os três nomes mais votados, incluindo Comin, serão submetidos à sabatina pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e à votação em Plenário. Depois, serão nomeados pelo presidente Lula (PT) para compor o CNMP, que é presidido pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. A procuradora-geral do MPSC, Vanessa Cavallazzi, destacou a relevância da reeleição de Fernando Comin por unanimidade.

BR-280

O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alisson de Andrade, será convidado pela bancada do Norte a prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre a duplicação da BR-280, no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul. Uma moção também será enviada ao ministro dos Transportes, Renan Filho, pedindo providências urgentes. O coordenador do grupo, o deputado Vicente Caropreso (PSDB), afirmou que a paralisação das obras desde 2022 tem gerado acidentes, transtornos e prejuízos econômicos à região.

Animais

Em São José, o vereador Vinicius Ramos (MDB) deu início à campanha “Eu Freio para Animais – Consciência e Respeito no Trânsito”, integrando a pauta da proteção animal ao movimento Maio Amarelo. A proposta visa chamar atenção para o alto número de atropelamentos de animais nas vias brasileiras e reforçar que o trânsito deve ser seguro para todos — humanos e não humanos. Entre as ações previstas estão blitzes de conscientização, entrega de materiais educativos e distribuição gratuita de adesivos com a mensagem da campanha, que podem ser solicitados pelas redes sociais do vereador. Um importante exemplo a ser seguido.

Gastos

A coluna sempre defendeu a realização de missões ao exterior, seja do Governo do Estado ou até mesmo de prefeitos. Mas o que chama a atenção é o tamanho da missão que foi aos Estados Unidos junto com o governador Jorginho Mello (PL). Quanto ao grupo, o que faz sentido é a ida de secretários, lideranças empresariais — a exemplo do presidente da Fiesc, Mário Aguiar — e de outras entidades, incluindo o Lide, que enviou seu presidente, Delton Batista, os quais participaram de discussões relevantes. Porém, há algumas figuras realmente estranhas ao processo, que apenas acompanham a comitiva, nada mais. A impressão que dá é que foram para passear, já que não têm nenhuma voz ativa ou importância nas agendas. Até vereador participa da viagem.

Exemplo

Em Florianópolis, o vereador Jeferson Backer (MDB) criticou a ida do vereador Rafinha Lima (PSD) na missão do Governo do Estado. Ele lembrou que Lima, antes de ser vereador, assessorava o prefeito Topázio Neto (PSD) e sempre defendeu a austeridade no setor público. Segundo Backer, o pessedista teria até mesmo gravado vídeos criticando os gastos na Câmara. Em cinco meses de mandato, já utilizou diárias para viagens em cinco ocasiões. Só nesta, para os Estados Unidos, foram R$ 14 mil em diárias.