Fundação Cultural de Balneário Camboriú inicia chamamento de novos feirantes

Em 12 de março de 2025, a Fundação Cultural iniciou um mutirão para zerar a fila de espera e ampliar a diversidade e qualidade dos produtos oferecidos nas feiras de artesanato e alimentação da cidade.
No mutirão, foram concentrados esforços no processo de curadoria, ou seja, na análise dos feirantes inscritos para as feiras e seus produtos. Os aprovados já estão sendo chamados. Domingo (11), cinco feirantes vão estrear na Feira da Barra, na Praça do Pescador, um dos espaços culturais e turísticos mais tradicionais da região sul do município. Entre os estreantes, está Iraci Moraes, artesã especializada em crochê, que se inscreveu em março de 2024 e aguardava uma vaga desde então. Thaynara Kamienski Martins, que trabalha com velas artesanais, também será uma nova feirante no local. “Domingo farei a primeira exposição, e desde o primeiro contato, percebi o cuidado e a atenção da equipe, não só comigo, mas também com a qualidade do que será apresentado ao público. Saber que no dia haverá alguém ali pra me receber, orientar na montagem, pra que tudo esteja bem organizado, faz toda diferença”, comenta Thaynara.
Estão sob responsabilidade da Fundação Cultural as feiras da Cultura, da Barra e da Rua 200 (confira os dias e horários no fim do texto). Desde o início do mutirão de curadorias, mais de 40 novos feirantes foram aprovados. Atualmente, há 79 profissionais atuando nas feiras. Ainda restam 46 candidatos na lista de espera, que serão atendidos progressivamente ao longo das próximas semanas, de acordo com o diretor de Artes da Fundação Cultural, Ed Rocha Jr. “Para garantir essa expansão, a Fundação Cultural já está em processo avançado de aquisição de novas tendas, permitindo a inclusão gradual de novos expositores, sempre respeitando critérios técnicos e legais”, diz o diretor, explicando que não há custo para o feirante participar das feiras. As tendas são cedidas gratuitamente pela Fundação Cultural para incentivar o empreendedorismo criativo e valorizar a economia local.
Dias e horários das feiras livres
Feira da Cultura
Sábados, das 9h às 15h
Local: Praça da Bíblia – Avenida da Lagoa, no Centro de Balneário Camboriú
Feira da Rua 200
Sábados e quartas-feiras, das 7h às 12h
Local: Boulevard Rua 200, na lateral do Teatro Municipal Bruno Nitz
Feira da Barra
Domingos, das 10h às 16h
Local: Praça do Pescador, Bairro da Barra