Parlamento celebra os 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina

Os 190 anos de história da Polícia Militar de Santa Catarina foram celebrados pelo Parlamento catarinense em Sessão Especial na noite desta quinta-feira (8), no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, na Capital.
A solenidade, proposta pelo deputado Sargento Lima (PL), homenageou 26 personalidades, entre associações e pessoas, que edificaram a história da instituição nestes 190 anos de atuação. Além do deputado Sargento Lima, que conduziu os trabalhos, a cerimônia contou com a participação do General de Brigada, Comandante-Geral, Coronel Emerson Fernandes, do secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Pereira Graff, além de demais representantes das forças de segurança da Polícia Militar, familiares e amigos.
Para o proponente da solenidade, o deputado Sargento Lima, desde a sua criação, em 1835, a instituição tem exercido a sua missão de proteger a sociedade, preservar a ordem pública e atuar na base na legalidade e no dever. “A Assembleia Legislativa é a Casa do povo. Aqui dentro é a caixa de ressonância de cada um dos anseios da sociedade. E hoje nós estamos aproveitando para ser realmente a voz do povo e dizer muito obrigado para a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e parabenizá-la pelos seus 190 anos de história por servir nosso Estado com grandeza e empatia”, destacou o parlamentar.
Para ele, a PM é uma das instituições que mais entrega resultados para o povo catarinense. “É uma instituição que trabalha para preservar a vida, preservar o patrimônio do nosso estado. A cada 80% daqueles que resolvem investir em Santa Catarina, investem pelo quesito de segurança. Isso é uma pesquisa recentemente feita”, pontuou.
Protagonista em servir e proteger
Prosseguir com o protagonismo de salvar e proteger o povo catarinense. Para o Comandante-Geral, Coronel Emerson Fernandes, essa é a principal missão da PM. Somos uma instituição consolidada e sólida, que cuida dos catarinenses e que mantém Santa Catarina como o Estado mais seguro do Brasil. A missão da Polícia Militar é continuar protagonista para salvar e proteger o cidadão”, admitiu, destacando que esse reconhecimento do Parlamento marca a história da instituição.
“A Polícia Militar completa 190 anos de existência e o 190, como todos sabem, é o número mais icônico da Polícia Militar, é o número mais simbólico, é o número que salva as pessoas, é o nosso número principal e neste momento, nesta ocasião dos 190 anos, receber essa homenagem na Assembleia Legislativa é mais um ato que entra para a história da corporação”, afirmou. Ele informou ainda que a corporação conta hoje com cerca de 10 mil policiais militares na ativa, cerca de 10 mil policiais militares na reserva, reformados e pensionistas.
Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Pereira Graff, a PM catarinense é referência nacional. “Por isso esse reconhecimento é mais do que justo”, avaliou. Em nome dos homenageados, o Coronel Alessandro José Machado disse que fazer parte da PM de Santa Catarina é uma vocação.
Homenageados
Comandante-geral da PM/SC, Coronel Emerson Fernandes;
Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa;
Subcomandante geral Coronel Jofrey Santos da Silva;
Coronel Alessandro José Machado;
Subtenente Ivo Restell;
Subtenente Volnei Luiz;
Sargento Onorino José Alves;
Sargento José Pascoalino Lopes;
Sargento Roberto de Ré;
Sargento Valdecir Ribeiro;
2º Sargento Juscemar Ramos;
3º Sargento Cristina Ribeiro;
Sargento Evanio Lopes;
Sargento Jorge Luiz Borges Corrêa Júnior;
Sargento Leandro José da Silva;
3º Sargento Rodrigo Miguel Pereira;
3º Sargento Valdecir Faccio;
3º Sargento Valdirene Camargo;
PM João Alfredo Nascimento;
PM José Neto;
Cabo Emerson Longaretti Soares;
Cabo Richard Ribeiro Castro;
Cabo Carlos Roberto Gorisch;
Cabo Eraldo Carvalho da Silva;
Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina;
Associação dos Praças de Santa Catarina – Aprasc
Veja mais postagens desse autor