Projeto deve ser enviado à Anvisa em 30 dias

A Prefeitura de Balneário Camboriú pretende enviar em 30 dias, o projeto de reforma do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) para análise e aprovação da Vigilância Sanitária de Santa Catarina (Anvisa-SC). Nesta terça-feira (29), engenheiros da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que estão elaborando a proposta, estiveram no hospital para as adaptações e alterações finais.

“Eles nos apresentaram a planta de reestruturação dos espaços e então sugerimos e discutimos algumas mudanças. Assim que os engenheiros finalizarem estas alterações, o projeto será enviado à Anvisa estadual”, explicou a secretária de Saúde, Aline Leal.

De acordo com Aline, após a aprovação da Anvisa o projeto será licitado. O investimento será de aproximadamente R$5 milhões.

O projeto prevê adequação e ampliação dos Centros Cirúrgico e Obstétrico, Central de Material Esterilizado (CME) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Conforme explica o diretor geral da secretaria de Saúde, Vinicio José dos Santos, a proposta começou a ser elaborada há um mês. A intenção é ampliar o centro cirúrgico de três para quatro salas, a fim de aumentar o número das cirurgias eletivas realizadas.

Em relação ao Centro Obstétrico, a secretária Aline explica que será o espaço onde serão realizadas as principais mudanças. “Vamos ter uma sala de parto humanizado, além de alterarmos o local de entrada das gestantes, fazendo com que as mães tenham uma entrada exclusiva para elas ao chegar no hospital. Além disso, a recepção será ampliada”, finalizou.