Produtores de maçã da serra catarinense contabilizam R$ 15 milhões de prejuízos

Com R$15 milhões de prejuízos provocados pelo forte temporal que atingiu a Serra Catarinense, no último final de semana, os fruticultores, em especial os cerca de dois mil pequenos produtores de maçã, de São Joaquim, na Serra Catarinense, pedem socorro. Essa preocupação foi apresentada pelo deputado Lucas Neves (Podemos) na sessão desta quinta-feira (24) no Parlamento.
“Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã no país, com uma safra de mais de 635 mil toneladas e São Joaquim é o maior produtor dessa fruta em nosso Estado. O temporal de granizo que atingiu a Serra no último fim de semana deixou um rastro de destruição, de dor e lamento”, noticiou o deputado.
Lucas Neves sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Maçã, com o objetivo de ampliar as linhas de crédito para a cobertura dos pomares de maçã e incentivar os pequenos produtores para a implementação de novas tecnologias, como é o caso da instalação do canhão anti-granizo. “Santa Catarina precisa ampliar a instalação dessa tecnologia. É preciso avançar na política estadual anti-granizo”, pontuou.
Presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o deputado Altair Silva (PP), concordou com o deputado do Podemos e computou apoio a sua proposta.
“Muito importante o debate desse tema e na Comissão de Agricultura estamos à disposição para auxiliar para buscar alternativas para minimizar essas perdas”, afirmou.
Veja mais postagens desse autor