Um movimento involuntário com a mão originou a maior chacina de Santa Catarina

A chacina de 8 de janeiro de 2023 no bairro Morro do Meio em Joinville é o maior exemplo do amplo domínio de uma facção criminosa em um território” e com é a reação quando ele é invadido por uma organização criminosa rival. Na sessão do Tribunal júri ocorrida esta semana (terça e quarta-feira) da Comarca de Joinville foi revelado um detalhe importante que explicou o motivo de sete homens e três mulheres terem invadido um alojamento de trabalhadores braçais – todos paranaenses – serem torturados e executados com tiros na cabeça: uma das vítimas fez um gesto involuntário com uma das mãos dentro de um bar ao assediar uma mulher de 19 anos.
Interpretação errada
Um dos líderes da facção que domina o bairro interpretou que, com o gesto, o homem seria integrante de uma facção rival e estaria invadindo seu “território”. Cumprindo ordens da “disciplina” do bairro, 10 integrantes foram até o alojamento para “punir” com a morte os pretensos membro da facção invasora e quem fosse testemunha no local. Os 10 homens que estavam no alojamento eram trabalhadores braçais de uma empreiteira de mão de obra que foram recrutados no Paraná. Investigação da Polícia Civil revelou que nenhum deles tinha envolvimento com o crime.
Penas superiores a 100 anos de prisão
Um dos quatro denunciados pelo MPSC foi absolvido, mas os outros três receberam penas superiores a 100 anos. Charles Delfes foi punido com 87 anos em seis meses em regime fechado; Jackson da Silva recebeu 127 aos e Marco Delfino Rosa a maior pena (137 anos e três meses). Em julho, outros cinco acusados (todos continuam presos) serão julgados. Eles também são acusados de sete homicídios e três tentativa de homicídios.
Duplicação da Avenida Santos Dumont

A Prefeitura de Joinville vai continuar a duplicação da Avenida Santos Dumont. Nesta terça-feira (22) será publicado o edital para escolher a empresa que irá fazer o último trecho da duplicação, que inicia na rotatória e terminará na entrada das universidades. O projeto incluiu também uma grande rotatória no final da Rua João Colin, Dona Francisca e início da Santos Dumont.
Wilson França hospitalizado

Um dos personagens históricos da crônica esportiva e da comunicação de Joinville está internado no Hospital Regional de Joinville, Wilson França com um sério problema pulmonar e foi encaminhado ao Hospital Regional de Joinville. Em mensagens ontem (18) em sua rede social, o filho Bruno criticou o Hospital Municipal São José por não tê-lo aceito e o encaminhado ao Regional. “Ele está com 47 kg e ficou esperando em uma cadeira para ser atendido”, relatou Bruno França. Seu pai foi um dos maiores narradores esportivos da melhor fase do JEC e um dos mais queridos pelos colegas em Santa Catarina.
Ainda sem definição

Há mais de sete meses que o ex-deputado Rodrigo Coelho está em dúvida sobre qual sigla concorrerá em 2026 a deputado federal. Convites é que não faltam. O mais provável é o MDB, mas o partido tem um pré-candidato a prefeito em 2028, que é o seu presidente Fernando Krelling. No partido Republicanos tem a candidatura de Darci de Matos, também de Joinville e ex-deputado federal. No PL os espaços já estão ocupados, tanto que dificilmente a vice-governadora Marilisa Boehm conseguirá concorrer (sim ela será candidata) pelo partido de Jorginho Mello.
Nomes de peso
Outra opção seria o PSD, que não tem um nome de expressão para federal e ainda pode oferece o atual presidente da Câmara de Vereadores Diego Machado (pré-candidato a estadual) para uma dobradinha “dobradinha”. O problema é que o partido conta com pelo menos dois nomes de peso (Júlio Garcia e Ismael dos Santos). Os demais partidos estariam descartados.
Adriano ministro?
Que uma coligação de direita é favorita na eleição presidencial de 2026 poucos duvidam. Se ocorrer, o partido NOVO vai estar no projeto, principalmente se o candidato for o atual Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas. Na formação do novo governo, o governador mineiro Romeu Zema (NOVO) vai ter muito influência. Uma fonte revelou que o prefeito Adriano Silva (NOVO) é um dos nomes do partido para um ministério importante. Esta projeção seria um dos motivos – ou o principal – para ele não concorrer em 2028?
Protesto em Araquari
Uma grande manifestação está programada para o dia 25 em Araquari em protesto contra a lentidão da duplicação da BR-280, que liga a BR-101 até o Porto de São Francisco do Sul. Empresários, parlamentares e ciclistas estão liderando o protesto. Nas últimas semanas, duas pessoas foram mortas por atropelamento da região urbana de Araquari, cortada pela rodovia federal.
Trânsito
Um fenômeno raro em Joinville na véspera do feriadão: dezenas de ruas congestionadas no final da tarde de quinta-feira. Os acessos da zona Sul (Procópio Gomes, Florianópolis, Avenida Getúlio Vargas e Rua São Paulo) apresentaram lentidões incomuns. Não foi registrado nenhum acidente. Um dos motivos seria a corrida aos supermercados.
Curtas
– Vôlei Joinville perdeu a terceira e decisiva partida para o time de Campinas e está fora das semifinais da Superliga de Vôlei. Outra vez começou vencendo por dois sets a zero e acabou perdendo no tibreak em Campinas.
– O futuro do JEC é preocupante. Ontem (18) no confronto com os times do Nação Araquari no Centro de Treinamento “Rosa Golden”, que pertence a ex-esposa do ex-jogador jogador Ramires.
– Pela manhã o JEC perdeu por 0x1 no Sub-15 e pelo mesmo resultado na Sub-17. À tarde o Sub-20 venceu o Nação (de propriedade do ex-presidente do JEC Irineu Machado) por 2×1.
– Jorge Sara e André Lima se uniram e alugaram o campo do Aventureiro por 10 anos para um projeto de formação de jogadores de base.
– Jorge é pai do joinvilense Gabriel Sara – jogador do Galatasaray Spor Kulübü da Turquia – e André é dono de uma fábrica de equipamentos para um segmento industrial e nunca escondeu que gostaria de colaborar com as divisões de base do JEC.
-Faleceu ontem (18) aos 73 anos em Joinville o ex-jogador Chico Samara. Ele foi titular na primeira partida do JEC em 9 de março de 1976 no amistoso contra o Vasco da Gama. Gaúcho, ele iniciou nos juveis do Grêmio de Porto Alegre.
Fale com o colunista pelo whatsapp (49) 999644082
Veja mais postagens desse autor