Prefeito João Rodrigues anunciou junto aos secretários nesta terça (15), no Pollen Parque Científico e Tecnológico (Divulgação PMC)

A Prefeitura de Chapecó lançou o programa Chapecó Inovadora que pretende integrar o poder público ao ecossistema de inovação, unindo o governo municipal com universidades, empresas e sociedade.
“Nós já estamos adotando medidas de modernização e inovação na nossa gestão, mas queremos ir além, unindo as start ups, buscando boas ideias que possam contribuir com a Administração e gestão, inovando para melhorar a vida das pessoas. Na Educação nós já implantamos o pensamento computacional, compramos sete mil chromebooks e inauguramo as escola Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani. Estamos colocando internet gratuita na Praça Coronel Bertaso. Desburocratizamos processos com autoatendimento on line. E temos uma diretoria de modernização que está trabalhando para melhorar nossos serviços”, disse o prefeito, João Rodrigues.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, apresentou as ações previstas dentro do programa, com o objetivo de melhorar a governança e com reflexo na melhora a qualidade de vida da população. São elas:

  • Centro de Referência e Inclusão para o Envelhecimento (CRIE), dentro da Cidade do Idoso, com pesquisa e inovações que melhorem a qualidade de vida dos idosos;
  • Projeto Mentes Digitais 60+, com inclusão digital para idosos
  • Decreto 49.948, assinado na sexta-feira (11), que dispõe sobre a criação do Roteiro de Inovação, como instrumento da Política Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação em Chapecó;
  • Observatório de indicadores de Chapecó;
  • Criação da Semana Municipal de Inovação
  • Programa Jornada Inovadora e IA para negócios, com ações para aumentar a produtividade com uso da IA;
  • IA para pequenos negócios, também com foco em empresas tradicionais, inserindo inovação
  • Programa Chapecó com Elas, que será lançado no dia 8 de maio, com foco no empreendedorismo feminino;
  • Conecta UP Chapecó, com ações de inovações na gestão pública, com abertura para que a sociedade possa colaborar com ideias;
  • Atualização da Lei de Inovação;
  • Elaboração do Plano Municipal de Inovação

O presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cesar Bortolini, disse que essa iniciativa é um marco em Chapecó, pois vai fomentar o ecossistema de tecnologia e inovação.
O presidente do Centro Empresarial de Chapecó, Carlos Klaus, disse que o programa vai gerar mais tecnologia, empregos e renda.
O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, falou em nome do Pollen Parque, destacando que a iniciativa vai dar muitos frutos.
O vereador Wilson Cidrão, falou em nome do legislativo destacando que a Câmara de Vereadores apoia as iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de Chapecó.
A diretora de Modernização Administrativa, Kátia Bertol, falou sobre as ações de Chapecó dentro do conceito de cidades inteligentes. O evento contou com mais de 150 pessoas, representando o secretariado da Prefeitura, empresas da área de tecnologia, universidades, órgãos de pesquisa e sociedade civil.

*Fale com a Redação SCemPauta e envie sua sugestão de notícia para o whatsapp (48) 99182-5070.