Como Vilson Kleinubing se tornou Prefeito de Blumenau (XI)

Os concorrentes nadando contra a correnteza

Na reta final da campanha o ambiente nas ruas, nos eventos políticos e nas pesquisas indicavam favoritismo claro de Kleinubing. Nem por isso, todavia, seus principais adversários tiraram o cavalo da chuva. Não jogaram a toalha. Pelo contrário. Ainda movidos, suponho, por pesquisas equivocadas ou por assessores fora da realidade, ou ainda pelo brio pessoal, foram a campo tentar suas últimas cartadas.
A tentativa de Renato

Com seu prestígio junto aos altos mandatários do PMDB, Renato conseguiu uma façanha: trazer a Blumenau o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte de então, Deputado Ulysses Guimarães,para apoiar sua candidatura. Mas, embora atraindo um considerável público, o evento não garantiu a Vianna nem o vice-campeonato. Os dados da sorte já tinham sido lançados.
E a tentativa de reviravolta de Vilson Souza

À essa altura, nossas pesquisas internas informavam que, embora não houvesse ameaça real à liderança de Kleinubing, o candidato que, ainda de longe, mais se aproximava do nosso, era o Deputado Vilson Souza, não mais Renato Vianna. Este, açodadamente, tinha partido para uma briga pesada contra a candidatura de Kleinubing, e perdeu a parada.
Souza, imitando de certa forma a jogada de Vianna com Ulysses, trouxe a Blumenau o grande nome dos tucanos naquela época: Mário Covas, Deputado conceituado, ex-Governador de São Paulo. Também esse comício despertou grande interesse dos blumenauenses e o público presente foi semelhante ao que Renato havia conseguido. Mas, da mesma forma, era tarde demais. A vitória de Vilson Kleinubing, nesse momento, já estava sedimentada.
A imprensa tinha dificuldade em perceber

Imprevisível? Sim, para quem não dispunha de informações de qualidade, ou as tinha, mas, precisava manter a infantaria esperançosa. Para quem contava com pesquisas de confiança o resultado já era conhecido.
Um dos candidatos também não sabia

Mas, o próprio Ibope, em cujo levantamento final Renato fazia tanta fé, confirmou o que já sabíamos: VK na ponta. Os enganos dessa pesquisa foram a diferença de votos entre Kleinubing e os demais, e a colocação de Renato em segundo lugar. Equívoco este perfeitamente compreensível dada à pequena diferença entre ele e Vilson Souza.
Eis o que foi mostrado pelo Ibope:

Próximo capítulo
O epílogo esperado. E o assunto que, nas nossas cabeças, não queria calar: uma eventual candidatura de Kleinubing a Governador dali a dois anos.
Veja mais postagens desse autor