Os concorrentes nadando contra a correnteza

Na reta final da campanha o ambiente nas ruas, nos eventos políticos e nas pesquisas indicavam favoritismo claro de Kleinubing. Nem por isso, todavia, seus principais adversários tiraram o cavalo da chuva. Não jogaram a toalha. Pelo contrário. Ainda movidos, suponho, por pesquisas equivocadas ou por assessores fora da realidade, ou ainda pelo brio pessoal, foram a campo tentar suas últimas cartadas. 

tentativa de Renato

Antigo JSC/Arquivo Histórico de Blumenau

Com seu prestígio junto aos altos mandatários do PMDB, Renato conseguiu uma façanha: trazer a Blumenau o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte de então, Deputado Ulysses Guimarães,para apoiar sua candidatura. Mas, embora atraindo um considerável público, o evento não garantiu a Vianna nem o vice-campeonato. Os dados da sorte já tinham sido lançados. 

E a tentativa de reviravolta de Vilson Souza

Antigo JSC/Arquivo Histórico de Blumenau

À essa altura, nossas pesquisas internas informavam que, embora não houvesse ameaça real à liderança de Kleinubing, o candidato que, ainda de longe, mais se aproximava do nosso, era o Deputado Vilson Souza, não mais Renato Vianna. Este, açodadamente, tinha partido para uma briga pesada contra a candidatura de Kleinubing, e perdeu a parada. 

Souza, imitando de certa forma a jogada de Vianna com Ulysses, trouxe a Blumenau o grande nome dos tucanos naquela época: Mário Covas, Deputado conceituado, ex-Governador de São Paulo. Também esse comício despertou grande interesse dos blumenauenses e o público presente foi semelhante ao que Renato havia conseguido. Mas, da mesma forma, era tarde demais. A vitória de Vilson Kleinubing, nesse momento, já estava sedimentada.     

imprensa tinha dificuldade em perceber

Antigo JSC, nas vésperas da eleição. Arquivo Histórico de Blumenau

Imprevisível? Sim, para quem não dispunha de informações de qualidade, ou as tinha, mas, precisava manter a infantaria esperançosa. Para quem contava com pesquisas de confiança o resultado já era conhecido. 

Um dos candidatos também não sabia

Antigo JSC

Mas, o próprio Ibope, em cujo levantamento final Renato fazia tanta fé, confirmou o que já sabíamos: VK na ponta. Os enganos dessa pesquisa foram a diferença de votos entre Kleinubing e os demais, e a colocação de Renato em segundo lugar. Equívoco este perfeitamente compreensível dada à pequena diferença entre ele e Vilson Souza.  

Eis o que foi mostrado pelo Ibope:

Antigo JSC/Arquivo Histórico de Blumenau

Próximo capítulo

O epílogo esperado. E o assunto que, nas nossas cabeças, não queria calar: uma eventual candidatura de Kleinubing a Governador dali a dois anos.