Fotos:Arquivo Pessoal

Na campanha eleitoral de 1976, a Arena (partido governista) de Joinville divulgou a informação que o JEC disputaria o Campeonato Brasileiro no ano seguinte. Obviamente que a notícia era uma manobra para favorecer a candidatura de Luiz Gomes (Lula) na disputa contra o deputado federal Luiz Henrique (MDB). Apesar de todo o favoritismo, o candidato da Ditadura Militar e sócio número 1 do JEC perdeu para o jovem advogado do Grupo Autêntico do MDB. E agora? Como disputar o campeonato nacional se a CBD exigia uma lotação mínima nos estádio e que o Ernesto Schlemm Sobrinho não atendia? Assim que assumiu, o presidente Waldomiro Schutzler e alguns importantes empresários, todos apoiadores do candidato da Arena  – entre eles o representante da família Hansen  – foram pedir ajuda ao prefeito eleito. 

Solução criativa

Uma nova reunião foi marcada e nela a solução. Luiz Henrique informou que em Petrópolis (RJ) uma empresa tinha arquibancada de estrutura metálica que poderia completar a lotação exigida (20 mil) para o JEC estrear no campeonato nacional poucas semanas depois. Contudo, avisou Luiz Henrique, a Prefeitura não tinha recursos para investir. Como Schutzler era gerente regional do extinto Banco Sulbrasileiro, Luiz Henrique propôs: o banco empresta o valor e o município paga. Assim foi feito . O “Ernestão” ficou lotado na estreia contra o Grêmio (1×1). Em junho de 1980 – três anos depois – a Prefeitura de Joinville construiu com recursos próprios a Ponte do Trabalhador, até recentemente a maior do Município.

Ações da Tupy e o JP Morgan

Na semana passada, véspera da mudança na presidência, marcada para 1º de maio, um dos maiores bancos do mundo que oferece serviços de investimento, gestão de ativos e private banking, rebaixou as ações da Tupy (Tupy3) de “compra” para “neutra”. J.P. Morgan divulgou avaliação de seu time e demonstrou preocupação com a estratégia futura da Tupy em meio a troca de CEO e a “alta exposição” ao mercado norte-americano, de onde vêm 23% da receita. Em 18 de março, o jornal Valor anunciou que os acionistas majoritários (BNDES e Previ) “sugeriram” a mudança do CEO Fernando Rizzo por Rafael Lucchesi Ramacciotti, fato que acabou se confirmando na Assembleia-Geral de Acionistas. No dia do anúncio da cogitada mudança, as ações da Tupy caíram 7%. 

PSD x PL e MDB

A eleição em São João do Itaperiú (SC) não tem segundo turno porque na última eleição votaram apenas 3.715 eleitores. Rovâni Dalmonego (PSD) foi eleito por 23 votos de vantagem (1.860 a 1.837), mas seu adversário Jaime Antônio de Souza (PL) – em aliança com o MDB – tentou um segundo turno na Justiça Eleitoral, alegando abuso de poder econômico por parte do vencedor. Em primeira instância, a Justiça Eleitoral de Barra Velha considerou improcedente a realização de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral. Até mesmo o Ministério Público classificou os argumentos “frágeis”.  

Mistério (I) – idosa desaparecida

Uma idosa de 85 anos está desaparecida há mais de uma semana em Joinville. Helena Ladwig foi vista pela última vez em 3 de abril, quando deixou a residência de um familiar. Seu carro (Celta) foi localizado pela última vez pelas câmeras de segurança na mesma noite ao invadir a grama de uma rotatória, manobra que indica que ela estava com dificuldades para dirigir. Uma grande equipe foi formada para localizá-la e, mesmo com a utilização de drones e buscas em áreas rurais, nada aconteceu. 

Mistério (II) – idoso desaparecido

Há quase um ano, Reinaldo Kroessin, 74 anos, fugiu do Hospital Regional de Joinville e nunca mais foi visto. Na noite de 4 de julho, ele foi registrado na gravação de uma câmera de segurança entrando em uma região de extensa mata ao lado do hospital. Uma grande mobilização foi feita pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Grupo de Salvamento na mata. Seu chinelo e manchas de sangue foram localizados, mas as buscas foram encerradas porque a conclusão foi de que ele não estaria no local, nem mesmo sem vida.