Cerimônia foi realizada nesta Terça (11) (Foto: Divulgação TCESC)

“O cidadão é o foco de nossas ações. Trabalhamos para atender às suas necessidades e aos seus interesses, garantindo, por meio do controle externo, que os recursos públicos sejam aplicados para melhorar a qualidade de vida.” Essas palavras foram proferidas pelo conselheiro Herneus João De Nadal, nesta terça-feira (11/2), após ser reconduzido à Presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para o biênio 2025-2027, em sessão especial realizada na sede da Instituição, em Florianópolis. 

“O novo paradigma de controle defendido pelo Tribunal da Governança Pública catarinense é de uma atuação mais próxima dos fatos e das pessoas”, salientou o presidente Herneus, na cerimônia que também empossou os conselheiros José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior para ocuparem, por mais dois anos, os cargos de vice-presidente e de corregedor-geral, respectivamente. Todos foram reeleitos na sessão extraordinária de 25 de setembro de 2024. 

Transmitida, ao vivo, pelo canal do TCE/SC no YouTube, a solenidade foi prestigiada por cerca de 500 pessoas. Compuseram a mesa de honra o governador do Estado, Jorginho Mello; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Julio Garcia; o presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto; o procurador-geral de Justiça em exercício, Durval da Silva Amorim; o procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTC/SC) em exercício, Diogo Roberto Ringenberg.  

Durante sua manifestação, o governador falou da relação entre os Poderes e órgãos, especialmente com o Tribunal de Contas, por meio do debate e da orientação para solução de problemas. Também citou o apoio recebido, com a devolução espontânea de recursos ao Executivo. “Desejo sucesso nestes dois anos de mandato e que continuem com as atividades de orientação, pois, muitas vezes, erros são cometidos pelos gestores por falta de conhecimento”, disse.