Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

ATENÇÃO: A coluna da manhã está sendo publicada em formato reduzido. A publicação normal voltará no dia 14 de janeiro.

Porto de Itajaí passará pela federalização – Imagem: Divulgação

Por decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, o Porto de Itajaí será federalizado. Ele derrubou a liminar que mantinha a gestão a cargo do município. A sentença é muito clara e confirma o que adiantei há alguns dias na coluna: cabe à União decidir quem administrará o porto, pois ela é a proprietária.

Em suma, não se trata de uma questão de justiça, pois o resultado já era esperado. A questão era política, e a má relação alimentada pelo governador Jorginho Mello (PL) com o Governo Federal prejudicou o estado. Não há santos nessa disputa. Assim como Jorginho prejudica o estado com um comportamento avesso ao de um estadista, Décio Lima (PT) também prejudica, pois defende a federalização por interesse político próprio, mesmo sabendo que isso pode ser prejudicial para o porto e para Itajaí.

Curso de Medicina

Joinville acaba de conquistar um marco significativo no campo educacional e da saúde. A Faculdade CENSUPEG foi autorizada pelo Ministério da Educação a ofertar o curso de Medicina. Isso destaca o município não apenas como um centro econômico e industrial, mas também como um polo formador de futuros médicos, atendendo à crescente demanda regional por profissionais da saúde. Com 60 vagas anuais, o curso fortalecerá o desenvolvimento educacional, social e econômico da cidade, atraindo estudantes de municípios vizinhos, como Araquari, Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá e São Francisco do Sul, além de outras regiões do estado, como Itajaí, São Bento do Sul, Canoinhas e Blumenau. O diretor-presidente do Grupo, Sandro Albino Albano, anunciou que serão investidos R$ 17 milhões no projeto, dos quais R$ 7 milhões já foram aplicados nos dois primeiros anos do curso.

Mesa Diretora

Uma reunião estratégica envolvendo vereadores, representantes de partidos e membros da gestão Topázio Neto (PSD) definiu os nomes para compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Florianópolis. Topázio consolidou o apoio ao presidente, João Cobalchini (MDB), que, pelo acordo, continuará no comando da Câmara. Bruno Mello também participou da articulação. Além de Cobalchini na presidência, a composição da Mesa inclui os seguintes nomes: vereador Bericó como 1º vice-presidente; Pri Fernandes na 2ª vice-presidência; Gui Pereira como 1º secretário; e Pastor Giliard como 2º secretário.