Construção civil: o maior investimento privado de Joinville
A derrubada do tapume que escondia o principal acesso marcou ontem (6) a inauguração simbólica do projeto Cidade das Águas, futuro conjunto de moradias, prédios comerciais, faculdade e restaurantes que completam o conceito de trabalhar, morar, estudar e se divertir no mesmo local, marca do pioneiro inspirador “Pedra Branca”, construído em 1998 numa antiga fazenda na Grande Florianópolis. Aliás, a família Gomes (Porto Belo) é sócia do projeto joinvilense com a família Hansen (Tigre). O “novo bairro de Joinville” está localizado numa área de 250 mil m², conhecida como Parque Hansen, dos quais 30% serão ocupados por prédios, adianta o diretor-geral Danilo Conti, que deixou uma importante secretaria na prefeitura para mergulhar no projeto para tirá-lo do papel.
Sócios
A ideia do empresário César Barros e seu filho Marcelo era implantar o projeto numa extensa área ao lado do campus da UFSC na Curva do Arroz, segundo apurou a coluna na época. Contudo, as dificuldades burocráticas e exigências ambientais (também com o posterior abandono do prédio) , surgiu a parceria com Felipe Hansen, atual presidente do Conselho da Tigre, multinacional controlada pela família desde a fundação pelo seu avô João Hansen Júnior. O prédio principal já está sendo concluído. A área incluiu a antiga SER Tigre, campo de futebol, uma área de caminhada e o antigo terreno da Rodotigre.
Semana Lixo Zero
Até pode haver algo semelhante em Santa Catarina, mas superior ao projeto joinvilense da Semana Lixo Zero é difícil. Os números comprovam: na 11ª Semana (19 a 27 de outubro) foram recolhidas 20 toneladas de resíduos “destinados” e mais de 30 mil participantes, incluindo cinco mutirões de limpeza (foto). Na programação do evento, constou festival ambiental, três feiras voltadas para consumo consciente, 18 palestras e capacitações, além de 20 campanhas de coletas que ofereceram diversos pontos de para o descarte correto dos resíduos. A 11ª campanha foi promovida pelo Coletivo Lixo Zero. Segundo a sua presidente Maria Carolina Campestrini, a 11ª semana movimentou mais de R$ 129 mil e contou com o patrocínio da Luz Contabilidade, Schulz e Termotécnica, além do apoio da Sicredi Norte, Amanco, ArcelorMital, Belliville, Cooper, Docol, Midia Clen, Schopping Mueller, Reset e Unisociesc.
Rodizio no MDB
O terceiro suplente do MDB Cláudio Aragão (8.878 votos) esteve conversando quarta-feira com a senadora Ivete Silveira sobre o anunciado rodízio entre os suplentes de deputado federal com a futura nomeação de Carlos Chiodini como secretário do governador Jorginho Mello. Na sua frente estão Vampiro e Ada de Luca. Além de prestigiar o partido em Joinville, a direção estadual estaria fortalecendo um nome para deputado estadual em 2026, caso o deputado estadual Krelling decida disputar a Câmara Federal, já que o partido em Joinville não teria nenhum nome com musculatura política superior a Cláudio Aragão. A líder do maior do MDB Senadora Ivete Silveira não mais irá disputar eleição.
Curtas
– Depois de alguns dias desativada para troca de sistema, a emissão de notas fiscais no portal da Prefeitura de Joinville voltou a funcionar nesta quarta-feira.
– Janeiro do próximo ano é a previsão da Celesc de Joinville para concluir (obra ainda não começou) a fiação subterrânea do trecho já pronto da rua Ottokar Doerffel – uma das duas principais entradas e saída de Joinville.
– Quinta-feira (7) é o Dia do Radialista. Em Joinville, com o mercado cada vez mais encolhido, poucos radialistas continuam trabalhando com o microfone. Uma das exceções é o decano José Mira, radialista há 52 anos, que continua como comentarista da equipe de esportes da 89 FM.
– Outros migraram para as redes sociais, como Antônio Neves, Aurélio Ramos, Ênio Alexandre, Cézar Júnior, o colunista, entre outros.
Frases
Veja mais postagens desse autor“Acho que vocês estão no rally (comício) errado” disse sorrindo a candidata democrata à presidência norte-americana Kamala Harris, ao interromper seu discurso após ouvir vozes distantes chamando o nome de Jesus. Frase infeliz que contribuiu para sua derrota entre os cristãos daquele país.
Entre em contato com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp (47) 99964-4082